Hospital Universitário realiza terceira edição do Congresso Amarmentar

Evento é uma oportunidade de capacitar os profissionais do hospital e dar visibilidade aos temas em debate
Por Jacqueline Freire - jornalista
25/07/2022 11h57

Nos próximos dias 2 e 3 de agosto o Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal) realiza a terceira edição do Congresso Amarmentar, uma oportunidade de capacitação dos profissionais que trabalham com aleitamento materno e dar visibilidade ao tema. No HU, somente em junho deste ano, foram doados quase 25 litros de leite de 62 doadoras, material que após análises e pasteurização, é utilizado junto aos pequenos pacientes internados. 

Falar sobre amamentação é sempre importante. E mais necessária é a capacitação dos profissionais que trabalham com isso. Segundo a nutricionista Mônica Assunção, coordenadora do evento, o objetivo do evento é promover capacitação e atualização de temas referentes ao aleitamento materno para técnicos assistenciais do Hospital, docentes e discentes da Universidade Federal de Alagoas. 

“Esse ano vamos sair da caixinha e inovar nas temáticas, abordando temas como cronobiologia do leite humano, fisiologia da lactação em mulheres com diabetes, uso de fármacos e amamentação; assim como teremos várias oficinas práticas no dia 3 de agosto, segundo dia de evento”, diz. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no link. 

Dentre os temas abordados estão manejo clínico e fisiologia da amamentação, amamentação em situações especiais, farmacologia e toxicologia do aleitamento, cronobiologia do leite humano, segurança alimentar no manuseio do leite, introdução alimentar e a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). 

Confira a programação completa do evento e mais informações aqui. 

Banco de Leite 

As doações de leite no HU são feitas no Banco de Leite Humano (BLH), setor coordenado pela nutricionista Rosângela Simões. O Banco do Leite do HU tem sete servidores, dentre nutricionista, enfermeiras, técnicas de laboratórios e técnicas de Enfermagem. 

Anualmente o BLH do HU é capacitado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite da Fiocruz. “Além disso, os funcionários fazem um curso de processamento e controle de qualidade do leite humano ordenhado e o curso de segurança alimentar no manuseio de leite humano de forma presencial, que é ministrado anualmente pelo próprio hospital”, explica Rosângela. 

O BLH do HU funciona de segunda a segunda das 6h30 às 18h30 e faz coleta domiciliar, bastando entrar em contato pelo telefone: (82) 3202-3945. Os bebês que nascem prematuros no HU precisam muito deste gesto de generosidade. “O leite materno é um alimento único e de valor nutricional imensurável é insubstituível para nossos guerreirinhos”, enfatiza Mônica Assunção. 

Além do leite doado por mães lactantes, também é possível ajudar o Banco de Leite com potes de vidros, sem qualquer rachadura nem trincado, com tampa de plástico rosqueável (a exemplo de alguns potes de café solúvel). A doação pode ser feita diretamente na portaria do Hospital.