Inscrições abertas para o Simprofqui 2022 e Workshop Profqui Ufal

Eventos vão debater temas relacionados ao ensino de química e os modernos recursos educacionais
Por Simoneide Araújo - jornalista
29/07/2022 10h34 - Atualizado em 29/07/2022 às 16h51

O Simprofqui 2022 - Simpósio Nacional do Programa do Mestrado Profissional em Química (Profqui) e o 2º Workshop Profqui Ufal de Produtos Educacionais vão acontecer de 13 a 15 de outubro deste ano, totalmente virtual, mas as inscrições para participar dos eventos e submeter trabalhos já estão abertas. São gratuitas e on-line! Essa será uma oportunidade de divulgar e discutir com a sociedade temas relacionados ao ensino de química e os modernos recursos educacionais.

De acordo com a organização dos eventos, o principal objetivo do projeto é a divulgação e a discussão na sociedade dos temas relacionados ao ensino de química e os modernos recursos educacionais. Tudo isso, visando despertar o interesse e a curiosidade dos professores para esta área. O que se pretende é contribuir para a formação e para a atuação na popularização da química.

Outra proposta dos eventos é aproveitar “esta oportunidade para aproximar os maiores pesquisadores da área dos professores das redes pública e privada, para que estes tenham contato com esses novos conhecimentos e, assim, possam se posicionar perante os novos dilemas que a sociedade atual está enfrentando”.

Com o tema Educação em química: aprendizagem, inovação e transformação social, os dois eventos são voltados a professores de educação básica, alunos ou não do Profqui, docentes do ensino superior, credenciados ao Profqui e a outros programas de pós-graduação e a estudantes de graduação com Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido na área de ensino de química. Para participar, basta clicar aqui e se inscrever ou submeter trabalho. Os TCCs que envolveram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e residência pedagógica podem ser apresentados. Nesses dois casos, eles vão concorrer à premiação de trabalho destaque na área.

Para submeter uma proposta, o interessado deve fazer primeiro a inscrição no evento. Os trabalhos devem ser submetidos até o dia 31 de agosto, pela plataforma do Even3. No site dos eventos tem todos as dicas e detalhes de como proceder. Cada autor poderá ser o proponente principal de no máximo dois trabalhos, mas não há limite de número de trabalhos como coautor.

A inscrição no evento é gratuita, mas a submissão de trabalho para avaliação e publicação em Anais de simpósio custa R$ 9,99. Se tiver dúvida na hora de se inscrever ou submeter trabalho, o site disponibiliza tutoriais para ajudar você a fazer todo o processo. As inscrições vão até 13 de outubro e a submissão de trabalho, até 31 de agosto.