Ufal recebe doação de equipamentos tecnológicos para melhorar a internet

Switches, servidores e pontos de acesso wi-fi vão diminuir dificuldades operacionais
Por Manuella Soares - jornalista
15/06/2022 13h29 - Atualizado em 16/06/2022 às 10h28

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) formalizou uma doação de equipamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a Universidade Federal de Alagoas. Essas máquinas vão ajudar a minimizar o déficit da infraestrutura computacional da Ufal e evitar um colapso.

Entre os equipamentos estão switches, servidores e pontos de acesso wi-fi. De acordo com o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Reinaldo Cabral, eles possuem, em média, cinco anos de uso, mas há como aproveitar para diminuir as dificuldades operacionais enquanto a Ufal aguarda receber o material que já foi comprado.

“Dado que os equipamentos de rede adquiridos estão com previsão de chegada apenas para 2023, as doações possibilitarão a substituição temporária de alguns equipamentos danificados. Os switches viabilizarão restabelecer a conexão de algumas localidades que ficaram totalmente sem rede. A maioria dos danos foi decorrente de problemas na rede elétrica da Universidade”, destacou.

Os servidores doados pelo TRE serão aproveitados de imediato para minimizar as perdas dos últimos anos. “Em termos computacionais, os servidores agregarão cerca de 6% em nossa capacidade, que se manterá em níveis críticos em termos de armazenamento e processamento”, lembrou Cabral.

Os equipamentos também vão beneficiar algumas localidades dos campi fora de sede, no interior do Estado. Segundo Reinaldo, isso se deve à “ampliação do alcance da rede wi-fi, por meio dos pontos de acesso que também foram providos nesta doação”.