Ufal e Sociedade reflete sobre os desafios das mulheres cientistas

A entrevistada é a professora Daniela Anunciação, do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal
Por Lenilda Luna - jornalista
15/06/2022 14h09 - Atualizado em 16/06/2022 às 10h43

Durante a 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), realizada de 31 de maio a 3 de junho, no Centro de Convenções de Maceió, estudantes, professores e pesquisadores da área de Química, de várias regiões do Brasil e do exterior, debateram o tema Química para o Desenvolvimento Sustentável e Soberano.

Na programação, um espaço para refletir sobre os desafios da mulher cientista. Essa é uma luta histórica e fundamental, já que os desafios para as mulheres na academia vão aumentando à medida que avançam nas etapas da qualificação. Além disso, várias pesquisas revelam um ‘apagamento’ das cientistas mulheres que contribuíram para a Química no mundo.

Durante esse debate, a pesquisadora Daniela Anunciação, do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) levantou a voz no auditório para falar que as cientistas são também professoras da graduação e da pós, e se desdobram entre a pesquisa, a docência e os compromissos familiares. “Num dia de 24 horas é impossível dar conta de uma jornada plenamente profissional e plenamente humana”, pondera Daniela.

Daniela Anunciação é graduada em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia, com mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia. Fez estágio de doutorado sanduiche na Universidade Complutense de Madrid e concluiu pós-doutorado no Instituto de Geociências da UFBA. É professora de Química Analítica e desenvolve pesquisas em Química Ambiental.

O debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres nas Ciências é recente e vem ganhando cada vez mais espaço. Na atividade realizada no Centro de Convenções, alguns cientistas homens também fizeram questão de participar e compartilhar das dificuldades que as colegas cientistas precisam superar para dar conta da produção científica. “Nós só queremos o espaço que nos cabe, por nossa competência e potencialidades”, declara Daniela Anunciação.

Para ouvir mais sobre as questões levantadas pela pesquisadora, ouça o programa Ufal e Sociedade, que vai ao ar na Rádio Ufal, na próxima segunda-feira (20), às 11h, com reprise às 17h e às 23h. Depois, o programa fica disponível no podcast.