Paespe promove campanha para curso de fabricação de produtos de limpeza

Doações para auxiliar na compra de materiais podem ser feitas até 1º de julho
Por Ascom Ufal
23/06/2022 10h04 - Atualizado em 23/06/2022 às 20h53

O Paespe e o Pet C&T promove no próximo dia 9 de julho uma capacitação em fabricação de produtos de limpeza (sabão em barra, sabão líquido, amaciante e desinfetante), já com 23 inscrições para a primeira turma de 2022. Os inscritos são adultos em vulnerabilidade socioeconômica, ligados aos estudantes de ensino médio das turmas Paespe Júnior (reforço escolar) e Paespe (pré-vestibular).

A capacitação será promovida por universitários do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciência e Tecnologia. O grupo está produzindo uma cartilha de educação ambiental sobre o impacto negativo do lançamento do óleo de cozinha no solo e corpos d’água (superficial e subterrâneo), e impacto positivo da reutilização de garrafas pet, material didático que inclui noções financeiras acerca dos gastos para fabricação dos produtos, valor de venda e lucro estimado. Além disso, o grupo realizará uma palestra sobre empreendedorismo para estimular a venda dos produtos e geração de renda para a família.

O curso está orçado em R$150 por indivíduo, totalizando R$3.450,00 para atendimento dos 23 inscritos. Os gastos incluem EPI [jaleco descartável, óculos de proteção e luvas], além dos insumos para a fabricação dos produtos [soda cáustica, álcool, cloro, carbonato de sódio, glicerina, óleo essencial, etc.].

As doações podem ser feitas até 1º de julho via PIX (paespe.ctec@gmail.com) da conta jurídica Paespe/Proteq. As empresas do ramo podem fazer a doação de insumos entrando em contato com a coordenação do Paespe via e-mail (paespe.ctec@gmail.com), como contrapartida o Programa se compromete a agradecer as doações das empresas por meio de postagem em suas redes sociais.

O curso tem por objetivos a educação ambiental por meio do reuso de óleo de cozinha para fabricação de sabão em barra e utilização de garrafas pet para armazenar os produtos líquidos, além do empreendedorismo através do estímulo da venda desses produtos como uma fonte de renda a estas famílias.

Através do curso, o Paespe contribuirá com quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). São eles: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 6 (Água Potável e Saneamento), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Sobre o Paespe

O Paespe é uma Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco do Brasil. Por meio do PAESPE, é ofertado ensino gratuito e de qualidade para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, buscando ampliar suas oportunidades de ingresso no ensino superior, promovendo assim a mobilidade social. As atividades desenvolvidas para alcançar essa meta englobam 12 dos 17 ODS estabelecidos pela ONU.

Para isso, professores e universitários da Ufal atuam como voluntários e se doam através da aprendizagem solidária. As principais frentes de trabalho são o reforço escolar, o pré-vestibular social, a alfabetização digital e as capacitações para adultos.