Especialização na área de cultura popular é aprovada pelo Consuni

O curso é uma realização do MTB e da FAU
Por Jacqueline Batista - jornalista
10/06/2022 14h28

Em breve, será lançado o edital da especialização “Práticas Culturais Populares”, a primeira pós-graduação realizada pelo Museu Théo Brandão (MTB) e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). O formato do curso é presencial, com carga horária de 360 horas, distribuídas em dez disciplinas e na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A especialização já foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni).

Foram selecionadas disciplinas e temas abordados no curso sob uma perspectiva ampla, como explicou a professora da FAU e coordenadora da pós-graduação, Adriana Guimarães. “O curso tem como objetivo capacitar novos profissionais para atuarem na área de gestão e promoção da cultura popular em Alagoas, com um olhar multidisciplinar capaz de atualizar o debate em torno de importantes questões contemporâneas, tais como o mercado e a profissionalização, bem como da atualização de conceitos, como os de patrimônio, tradição e o próprio conceito de cultura popular” disse.

Os temas centrais do curso são “Educação patrimonial”, “Patrimônio cultural”, “Práticas culturais populares”, “Design e inovação na gestão cultural” e “Museologia/Arquivologia”, com professores de diferentes áreas como Arquitetura, Design, Ciências Sociais, Educação, Publicidade, Museologia e História, sendo os profissionais da Ufal e de outras universidades e instituições.

Em 2021, Hildênia Oliveira, atual diretora do MTB, e Victor Sarmento, diretor na época, formaram uma equipe com as professoras Adriana Guimarães e Thaisa Sampaio, vice-coordenadora da pós, para elaborar o projeto do curso, as possíveis linhas de pesquisa e colaboradores. “A pós-graduação tem o foco nas pessoas que estão no mercado, em instituições públicas e privadas, atuando na produção cultural, profissionais como arquitetos, designers, historiadores, comunicólogos, que tenham interesse em se aperfeiçoar nessa linha das práticas culturais populares. A partir desse momento, que foi aprovado pelo Consuni, vamos nos debruçar para distribuir as disciplinas entre os professores e elaborar o edital para a seleção da primeira turma, que esperamos começar ainda este ano”, disse a vice-coordenadora.

A diretora do MTB comemora a aprovação da pós pelo Consuni e a oportunidade de suprir essa demanda de conhecimento. “Com esse curso, vamos atingir um público ainda não alcançado. A pós-graduação em práticas populares vai alcançar o gestor, o diretor de cultura, o fazedor cultural que, muitas vezes, está há tempos fora da universidade e não teve oportunidade de se especializar na área de atuação. Portanto, estamos disponibilizando para Alagoas, e também para fora do estado uma especialização sobre uma temática valiosa. O Théo Brandão, por ser um museu universitário e um espaço ligado à arte popular, está trazendo essa pós-graduação para mais perto desse público, o que é algo grandioso e importante para Alagoas e para o alcance do papel de extensão da Universidade”, destacou Hildênia.