Atividade de convivência do Paespe promove cultura e tradição junina

Universitários e docentes contribuíram com doação de brindes e comidas típicas
Por Ascom Ufal
22/06/2022 13h41 - Atualizado em 23/06/2022 às 09h58

O Paespe e seus voluntários realizaram, no sábado 18 de junho, uma atividade de convivência, tendo como objetivo o fomento da cultura e tradição junina, assim como o estreitamento de laços entre extensionistas, universitários e docentes.

A ação foi promovida via recursos de financiamento coletivo entre egressos do Programa. Universitários e docentes contribuíram através da doação de brindes e comidas típicas.

O Paespe acredita que atividades de convivência contribuem para a redução da tensão pré-Enem e que é uma forma de acolher os extensionistas e gerar a integração com os voluntários. De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, ações como essa contribuem para a permanência do jovem no sistema educacional.

Sobre o Paespe

O Paespe é uma Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco do Brasil. Por meio do programa é ofertado ensino gratuito e de qualidade para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de ampliar suas oportunidades de ingresso no ensino superior, promovendo assim a mobilidade social. As atividades desenvolvidas para alcançar esse objetivo englobam 12 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Para isso, professores e universitários da Ufal atuam como voluntários e se doam através da aprendizagem solidária. A principal atuação se dá por meio do reforço escolar e do pré-vestibular social.

Os participantes são assistidos pelos serviços clínicos, odontológicos e psicológicos ofertados pela UDA/Ufal, já o Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) é responsável pelas atividades de esporte e lazer. O grupo Pet Psicologia atua em algumas frentes de trabalho: práticas de cuidado que auxiliam reduzir a ansiedade durante o momento pré-vestibular; abordagens, acolhimento e promoção de debates sobre as dificuldades nas relações sociais que acontecem no cotidiano; discussões e atividades sobre o processo de mudança do ensino médio para o ensino superior (estratégias de estudo, indecisão, expectativas, possibilidades de carreiras); e, oficinas de estreitamento de laços entre os jovens e seus responsáveis.

Os adolescentes e jovens estão na faixa etária entre 15 e 22 anos, em média 70% dos participantes são negros ou pardos e cerca de 75% são do sexo feminino. As famílias têm uma renda per capita inferior a um salário-mínimo. Através de questionário socioeconômico, aplicado aos beneficiados das turmas 2022, constatou-se que, antes da pandemia, a renda média domiciliar per capita dos alunos do Paespe era de R$ 351,80 e, agora, passou a ser R$ 244,42.