Ufal e Sociedade aborda a Filosofia Africana com o professor Valter Duarte

O entrevistado é o professor Valter Duarte Odará, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte
Por Lenilda Luna - jornalista
27/05/2022 09h56 - Atualizado em 27/05/2022 às 11h20

Falar da Filosofia Clássica Africana é uma missão que o professor Valter Durte Odará cumpre com entusiasmo e paixão. O legado do continente africano é tão vasto, em diversas áreas de conhecimento, que mesmo depois de séculos de ataques, colonizações e escravizações, não foi possível silenciar essa herança que alcança o mundo. 

Odará está lecionando no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (ICHCA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde, além de uma disciplina da graduação de Filosofia, também está ministrando um curso de Extensão sobre Filosofia Africana, com a participação de estudantes de vários cursos da universidade. 

O professor é graduado e tem mestrado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e fez doutorado em Filosofia Africana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Filosofia, como modo de refletir sobre o mundo e sobre si mesmo, é humana. Nesse sentido, como dizia o professor Renato Nogueira, a Filosofia não tem berço”, destaca Duarte Odará. 

Segundo o pesquisador, os africanos e afrodescendentes estão reivindicando o legado da Filosofia Africana e resgatando a produção de conhecimento dos povos africanos. “O próprio conceito África é usado com ressalvas. O continente hoje chamado assim, vem do antigo Egito, ou Kemet. Precisamos conhecer o que permanece dessa cultura tão rica e que nos traz outra perspectiva de mundo”, ressalta Odará. 

Para saber mais sobre a Filosofia Africana, ouça o programa Ufal e Sociedade que será veiculado na Rádio Ufal, na segunda-feira (30), às 11h, com reprise às 17h. A entrevista também ficará disponível no podcast do programa.