Programa Ufal e Sociedade fala sobre a Semana da Enfermagem

A entrevistada é a professora Cícera Albuquerque, diretora da Escola de Enfermagem da Ufal
Por Lenilda Luna - jornalista
06/05/2022 09h55 - Atualizado em 06/05/2022 às 10h31
Professora Cícera Albuquerque, diretora da Eenf

Professora Cícera Albuquerque, diretora da Eenf

Nesta semana é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, 12 de maio. Esse será o tema do programa Ufal e Sociedade, veiculado na Rádio Ufal, na segunda-feira (9), às 11h, com reprise às 17h e às 23h. A convidada é a professora Maria Cicera dos Santos Albuquerque, diretora da Escola de Enfermagem (Eenf) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Cícera Albuquerque é enfermeira e psicóloga, professora titular da Escola de Enfermagem, doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP); mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP; docente da graduação de Enfermagem e do corpo permanente do programa de pós-graduação de Enfermagem; líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas Austregésilo Carrano Bueno; e coordenadora do Laboratório de Saúde Mental, Acolhimento e Relacionamento Interpessoal.

Durante a entrevista, a professora Cícera fala da data comemorativa e aborda vários aspectos da Enfermagem neste período, como o difícil e dramático enfrentamento à pandemia da covid-19. Muitos profissionais ficaram com sequelas pós-traumáticas pela grande exposição aos riscos e à tensão constante. “Esse período pandêmico revelou para a sociedade a relevância desta profissão para a manutenção da saúde coletiva”, destacou a professora.

Cícera também comenta a recente conquista da aprovação na Câmara dos Deputados do piso salarial da Enfermagem, após muitas mobilizações da categoria nos estados e em Brasília. A professora também fala do envolvimento dos profissionais e estudantes de Enfermagem na defesa dos Sistema Único de Saúde (SUS) e da universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade.