Programa Ufal e Sociedade fala do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

Os entrevistados são o professor Elias Veras e o ativista Marcelo Nascimento
Por Lenilda Luna - jornalista
13/05/2022 09h32 - Atualizado em 13/05/2022 às 09h34

O próximo episódio do Programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, que vai ao ar na segunda-feira (16), às 11h, com reprise às 17h e às 23h, tem como tema o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado em 17 de maio. Os entrevistados são o professor Elias Veras, doutor em História Cultural e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade; e o ativista Marcelo Nascimento, fundador do Movimento LGBT em Alagoas.

Eles contam como surgiu a celebração do dia 17 de maio, que faz referência da data, no ano de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). “A retirada da homossexualidade da classificação internacional de doença, subcategoria 302, de desvios e transtornos sexuais, foi uma conquista da mobilização das pessoas LGBT em todo o mundo. E o Brasil foi pioneiro nessa conquista”, destacou Marcelo Nascimento.

Marcelo e Elias estão concluindo o projeto Acervos, Afetos e Escritas de Si, que faz um levantamento histórico, com entrevistas e registros, das mobilizações contra a discriminação e pelos direitos das pessoas LGBT em Alagoas. “Conheci pessoalmente o Marcelo no final de 2021, apesar de ter ouvido referências dele muito antes. Resolvemos escrever essa publicação partindo da experiência de Marcelo como fundador do Movimento Gay de Alagoas, na década de 90, e o acervo que ele construiu nesses 30 anos”, relatou Elias.

A publicação deve ser lançada no dia do Orgulho LGBT, em 28 de junho, e terá participação e relatos de muitas pessoas envolvidas na luta pelo respeito à diversidade sexual. Antes disso, ainda nesta semana do Dia Mundial de Combate à LGBTfobia, vai acontecer o 4º Colóquio: Diálogos interdisciplinares sobre gênero, raça e sexualidade - onde há poder, há resistência, que será transmitido de 17 a 19 de maio, no canal do grupo de pesquisa no Youtube.

Acompanhe e divulgue o programa Ufal e Sociedade! Ouça aqui os podcasts