Feira agroecológica terá mais uma edição no Conjunto Novo Jardim

Será de 6 a 8 de maio e conta com apoio da Ufal e movimentos sociais
Por Ascom Ufal com Assessoria do evento
04/05/2022 18h04 - Atualizado em 04/05/2022 às 18h09

No fim de semana da mães, de 6 a 8 de maio, os moradores do Conjunto Residencial Novo Jardim na Cidade Universitária, bairro situado na parte alta de Maceió, receberão mais uma edição da Feira Agroecológica Novo Jardim. Funcionará no horário das 6h às 23h com a participação de 20 agricultores familiares, vindos de assentamentos rurais situados nos municípios de Joaquim Gomes, Branquinha, Murici, União dos Palmares e Messias.

Serão comercializados produtos in natura, resultado da produção agroecológica e livres de venenos. Os produtores vão vender jaca, farinha, macaxeira, coco, batata, inhame, abacate, acerola, banana, mamão, laranja, cana caiana, maracujá, feijão verde, fava, tapioca, bolos, doces, pimenta, mel, própolis, comidas típicas e mudas de plantas medicinais (alecrim, manjericão, anador, amora, citronela, arruda, guaco, hortelã e guiné).

A feira é uma realização do Vale do Sol – Instituto de Preservação dos Direitos Humanos e Preservação Ambiental em parceria com o Movimento de Libertação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MLST), com o apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Universidade Federal de Alagoas, Associação de Moradores do Conjunto Residencial Novo Jardim, Coletivo Sabiá, Coletivo Terra, MOPS-AL, Cebes Alagoas, Aneps e Scap.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Diana Aleixo, a feira é um espaço de aproximação entre o campo e a cidade e demonstra o potencial econômico dos assentados como alternativa para a segurança alimentar do Estado de Alagoas. "A parceria de quem planta diretamente com quem se alimenta desse ciclo da produção converge para a sustentabilidade das famílias rurais”, disse.

A Feira Agroecológica Novo Jardim vai além de comercializar produtos orgânicos. As comunidades vizinhas participam, inclusive, das atrações culturais, dando oportunidade a bandas alagoanas e seus convidados. A programação também conta com um Cineclube de saberes agroecológicos e um momento de palco aberto em que vários ritmos musicais e talentos são vistos e reconhecidos, seja por meio de participações musicais, performances, representações teatrais, contação de histórias e outros talentos artísticos como poesia e audiovisual, dando acesso e possibilitando a divulgação de novas referências culturais de Alagoas.

A Sala de Cuidados Antônio Piranema, um programa de extensão do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Ufal, também estará presente, promovendo gratuitamente ações de cuidados, como massagens, quiropraxia, auriculoterapia e reiki.

Então, chama a família, amigos e amigas para essa programação de apoio às famílias produtoras de alimentos livres de veneno em Alagoas! Anota aí:

Sexta-feira, 6 de maio

9h - Exposição do Projeto Cores da Resistência
18h - Cineclube da Feira – com Saberes Agroecológicos @mi.re.l.le
19h - Aulão de Fitdance, com a Misterly Estrela @misterlyestrela
20h30min – Apresentação musical Natalhinha Marinho e Banda! @natalhinhamarinho

Sábado, 7 de maio

9h às 17h - Massagem, auriculoterapia, reflexologia e outros atendimentos com a Sala de Cuidados da Ufal, em parceria com o Movimento Popular de Saúde de Alagoas @mopsalagoas @saladecuidadosufal
16h – Palco Aberto @dreddyralph
19h30min – Apresentação cultural com Nego Pedru @negopedru
21h - Apresentação cultural com Banda Tequilla Bomb e Vitor Pirralho @tequillabomb @vitorpirralho

Domingo, 8 de maio

A comercialização de produtos agroecológicos segue até o meio-dia

SERVIÇO

O quê: Feira Agroecológica Novo Jardim @feiraagroecologicanovojardim
Quando: 6, 7 e 8 de maio
Onde: Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim  @associacao_abmnj 
Horário: das 6h às 23h

Mais informações e contato para entrevistas: (82) 98887-8196 (Diana Aleixo) - Instagram/Facebook: @feiraagroecologicanovojardim