Biblioteca Central recebe exposição sobre impactos de torres eólicas

A exposição está aberta a partir desta segunda-feira, 2, das 9h às 17h
Por Ascom/Ufal com informações da Cáritas
02/05/2022 14h23 - Atualizado em 02/05/2022 às 14h31

A Biblioteca Central (BC), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe a partir desta segunda-feira (2), até o dia 6 de maio, a exposição Para Quem Sopram os Ventos?, que faz parte da Campanha Contra os Impactos dos Parques Eólicos no Regional NE2, em parceria com a instituição católica alemã Misereor. A exposição conta com fotos captadas em setembro de 2021 e uma experiência sensorial através de sons ambientes das turbinas, pássaros e animais da região.

Embora a energia eólica, gerada pela força dos ventos, seja reconhecidamente uma fonte de energia limpa e renovável, existem impactos, ainda pouco conhecidos, que necessitam ser de conhecimento geral de toda a sociedade. São problemas na saúde, contratos abusivos, impactos ambientais, sociais e econômicos atingindo a vida principalmente de comunidades tradicionais, rurais e quilombolas do Nordeste brasileiro.

Sensibilizada em alertar sobre esses impactos em nível socioeconômico, ambiental e de saúde causados pelo atual modelo de implementação dos megaprojetos de energia eólica no nordeste do Brasil, a Cáritas Brasileira Regional NE2 - CBNE2, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), iniciou a campanha. Além de proporcionar o debate sobre o tema nas redes sociais, lançou a websérie: Para que sopram os ventos?, dividida em seis episódios.

Durante a campanha também foi produzida uma Carta Aberta, construída coletivamente e assinada por várias organizações e pessoas da sociedade civil, com o objetivo de alertar a sociedade sobre os impactos causados pelos grandes empreendimentos eólicos e exigir dos representantes parlamentares mudanças urgentes.  A Carta Aberta está disponível para assinatura no site da Cáritas  Brasileira NE2

Confira os 6 episódios da websérie Para Quem Sopram os Ventos

Assine a Carta Aberta através do link