Grupo de Pesquisa debate a violência contra a pessoa idosa

A Roda de Conversa será na terça-feira, 14 de junho
Por Jacqueline Freire - jornalista
09/06/2022 11h24 - Atualizado em 09/06/2022 às 14h26

O Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos (GPMI) realiza na terça-feira, 14 de junho, uma Roda de Conversa com seus membros, composto por  idosos da Universidade da Terceira Idade (Unati), vinculada ao Instituto de Educação Física e Esportes (Iefe) da Ufal. A atividade, que acontece a partir das 19h em formato virtual, é uma alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho.

Segundo a professora Elizabeth Souza, líder do grupo, o objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. “Esse dia de conscientização da violência contra a pessoa idosa é alerta de que é necessário ocorrerem debates sobre esse tema, em todos os cursos e em todas as instâncias da universidade”, afirma.

“Um trabalho de conclusão de curso (TCC) realizado por uma estudante do curso de enfermagem da Ufal, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) de Alagoas, revelou que no período de 2008 a 2018 a violência contra as pessoas idosas ocorreu em sua maioria nos homens, alfabetizados e através de força corporal/espancamento. Este estudo evidenciou ainda que a incompletude de informações no preenchimento da ficha de notificação revela a necessidade de um olhar ampliado da equipe de saúde para o registro completo dos dados”, conta a professora.

Ela enfatiza que a violência contra a pessoa idosa precisa parar e todos nós temos responsabilidade nessa ação. “O GPMI convida à comunidade universitária a combater a violência contra a pessoa idosa, agindo efetivamente em ações de educação, de denúncia e demais estratégias que tenham como objetivo, proteger essa população, que tem aumentado em escala progressiva”, completa.

Data é comemorada desde 2011

O dia 15 de junho foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data reconhecida, em 2011, pela ONU (Organização das Nações Unidas) após mobilização da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

Na Ufal, o Grupo de Pesquisa Multiprofissional sobre Idosos (GPMI) da Escola de Enfermagem (EENF) também participa desse dia de conscientização da violência contra a pessoa idosa e alerta que é necessário ocorrer debates sobre esse tema, em todos os cursos e em todas as instâncias da universidade.

Saiba mais sobre as atividades do GPMI no perfil @gpmiufal