Ufal e Sociedade fala sobre sustentabilidade e recuperação do solo

Entrevista é com o professor Cícero Alexandre, doutor em Biotecnologia, que pesquisa a utilização do pó de rocha na recuperação das áreas de plantio
Por Lenilda Luna - jornalista
08/04/2022 13h46 - Atualizado em 14/04/2022 às 08h35

Se tem alguém que pode citar Antoine-Laurent de Lavoisier com propriedade é o professor Cícero Alexandre Silva, do Campus das Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas. O pesquisador segue com convicção o princípio de que “na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Nas pesquisas que ele coordena, o foco é o reaproveitamento de resíduos para a fertilização do solo.

Na entrevista que concedeu ao programa Ufal e Sociedade, que será veiculado na próxima segunda-feira (11), o professor fala, entre outros assuntos, sobre o pó de rocha, um remineralizador que ajuda na recomposição dos solos desgastados por longos períodos de monocultura. Ele tem extraído o composto do material descartado na produção de brita para a construção civil.

A entrevista aborda ainda vários temas relacionados à agricultura e à pecuária, como a importância da agricultura familiar na produção de alimentos e o incentivo da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), em Alagoas, para aumentar a produção de milho no estado. O professor fala ainda da gradual substituição de áreas de canaviais por eucaliptos e avalia porque esse processo está acontecendo.

Por fim, Cicero Alexandre destaca a fundamental contribuição da pesquisa realizada na Universidade para o setor produtivo de Alagoas. Na quarta-feira (13), ele vai participar de plenária de cooperativas agrícolas, em Arapiraca. “O encontro vai debater a utilização do pó de rocha. Esse é o momento para apresentar as minhas pesquisas, porque os produtores precisam encontrar alternativas, já que a guerra na Ucrânia encarece bastante a entrega de fertilizantes russos para o Brasil”, justificou o professor.

Para saber mais, acompanhe o programa Ufal e Sociedade na segunda-feira, às 11h, com reprise às 17h. Após a veiculação ao vivo, a entrevista ficará salva no podcast da Rádio Ufal. Ouça e compartilhe!