Ufal e Sociedade entrevista Danilo Marques sobre cotas raciais

Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas apresenta histórico das políticas afirmativas na Universidade
Por Lenilda Luna - jornalista
01/04/2022 13h21 - Atualizado em 14/04/2022 às 08h32

Na edição do programa Ufal e Sociedade desta segunda-feira (4), que vai ao ar às 11h, na Rádio Ufal, será apresentada uma entrevista com o professor Danilo Marques, coordenador geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). O Neabi tem representação nos quatro campi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com coordenações e atividades próprias.

Danilo Marques é professor do Curso de História, do Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHCA) e estuda resistência escrava há mais de dez anos, além das pesquisas sobre políticas afirmativas. Os Neabi da Ufal realizam pesquisas, projetos de extensão e outras ações na temática indígena e negra. O coordenador apresenta um panorama do trabalho que está sendo realizado por esses núcleos.

Dentre as atividades destacadas pelo professor, está a digitalização do acervo documental dos anos 80 até os anos 2000, com toda a luta pela afirmação das populações negras e indígenas na Ufal. “Temos vídeos de palestras com Abdias Nascimento, Lelia Gonzalez, Décio Freitas, Clóvis Moura, realizadas aqui na Universidade, além de reuniões com comunidades quilombolas e com os movimentos negros alagoanos nos anos 90. Muita história documentada”, ressalta Danilo.

O Censo das ações afirmativas também é foco da entrevista. O projeto foi aprovado em um edital do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Governo Federal, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A pesquisa será desenvolvida pelos professores e pesquisadores do Neabi, com objetivo de avaliar a importância da implementação e ampliação de ações afirmativas na universidade.

Ouça e compartilhe o programa Ufal e Sociedade