Simpósio de Psicologia Política está com inscrições para submissão de trabalhos

Evento acontece em outubro na cidade de Belo Horizonte
Por Jacqueline Freire – jornalista
20/04/2022 17h14 - Atualizado em 20/04/2022 às 17h15

Nos dias 12 a 15 de outubro a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, recebe a 12ª edição do Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, um evento direcionado a profissionais, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais. Este ano, as atividades serão voltadas ao tema “Lutas políticas, processos de subjetivação e alternativas democráticas”. As inscrições para submissão de trabalhos já estão abertas.

Para submeter trabalhos, é preciso acessar o site e enviar cópia do trabalho, que deve estar atrelado aos temas: Violência de Estado, precarização da vida e formas de resistência; Neoliberalismo, conservadorismo, desigualdades e desconstrução das políticas públicas; Direitos Humanos, lutas populares e mobilizações coletivas; Populismo, processo eleitoral e subjetivação política; e Psicologia Política: história, perspectivas teórico-metodológicas e contribuições para a defesa da democracia.

Para o professor do Instituto de Psicologia da Ufal, Frederico Costa, que é também presidente da Associação Brasileira de Psicologia Política, organizadora do Simpósio, a ideia é promover discussões sobre democratização e psicologia política. “O objetivo das discussões do evento esse ano é pensar processos de luta política e alternativas democráticas no contexto vivido no Brasil há alguns anos de fortalecimento da direita e extrema direita. A questão central é debater os processos de democratização da sociedade, questões ligadas às minorias sociais e construções de resistências políticas e junto com isso, discussões mais específicas sobre política científica e psicologia política”, afirmou.

A Ufal já sediou esse evento em 2018 e, agora, o Núcleo de Psicologia Política da Universidade planeja um pré-simpósio. Mais informações em breve.

Confira a programação completa do evento nacional no site.