Ufal e Sociedade dá as boas-vindas à comunidade estudantil

A recepção aos calouros será realizada no dia 21 de março, na vila Olímpica
Por Lenilda Luna - jornalista
11/03/2022 13h16 - Atualizado em 11/03/2022 às 13h23

Desde que o Conselho Universitário (Consuni) aprovou o retorno às aulas presenciais a partir deste semestre de 2021.2, os preparativos têm sido intensos. Limpeza e higienização dos espaços, manutenção na área externa dos campi, organização dos requisitos para cumprir os protocolos de biossegurança, planejamento das atividades acadêmicas, entre outras tarefas. Mas o que marca esse momento é o entusiasmo em receber a comunidade estudantil que movimenta e dá vida aos prédios universitários. 

O programa Ufal e Sociedade antecipa as mensagens de boas-vindas aos calouros e aos demais estudantes. Os pró-reitores Alexandre Marques, Estudantil, César Nonato, de Extensão, Amauri Barros, de Graduação, e Iraildes Assunção, de Pesquisa e Pós-graduação, vão dar algumas orientações para os calouros e calouras. Afinal, é importante destacar que a Ufal vai muito além da sala de aula. As ações extensionistas, culturais, de pesquisa e a assistência estudantil fazem parte da vida universitária.

Foram dois anos de trabalho remoto, desde o início da pandemia de covid-19, que impôs o distanciamento social. “Agora, com grande parte da população brasileira vacinada, nós vamos retomar, praticamente na integralidade, as atividades presenciais. Estamos bastante ansiosos e muito felizes com essa volta aos campi. A recepção está sendo planejada com todo o carinho e vai acontecer na pista de atletismo da Vila Olímpica. Além disso, temos uma comissão de biossegurança para garantir todos os cuidados”, ressalta o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

A recepção aos estudantes novatos também é uma oportunidade para conhecer os grupos estudantis, que promovem atividades acadêmicas, de pesquisa, extensão e também de representação social. Para mais informações, ouça e compartilhe o programa Ufal e Sociedade, especial para a calourada, que vai ao ar na Rádio Ufal, na próxima segunda-feira (14), às 11h, com reprise às 17h, e depois vai ficar disponível no podcast.