Programa Ufal e Sociedade faz homenagem às mulheres da comunidade universitária

Edição faz alusão ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher
Por Lenilda Luna - jornalista
04/03/2022 10h48

Nesta segunda-feira (7), com veiculação às 11h e reprise às 17, na Rádio Ufal, o programa Ufal e Sociedade faz referência ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 8 de março. Essa data foi estabelecida em 1910, durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, aprovada por representantes de 17 países.

As delegadas a esse congresso tinham entre os objetivos fortalecer a campanha para que as mulheres pudessem votar e ser votadas em processos eleitorais. A data também faz uma homenagem às operárias de uma fábrica têxtil de Nova York, que morreram carbonizadas durante uma greve, em 1911, além de outras várias lutas das mulheres no mundo

Na Universidade Federal de Alagoas, várias mulheres que se destacam em suas áreas, apesar dos inúmeros desafios enfrentados. As dificuldades para se estabelecer na vida acadêmica podem ser medidos pela quantidade de mulheres na graduação e como essa participação vai sendo reduzida à medida que se avança para a pós-graduação.

Para falar sobre esses desafios, o programa vai ouvir cinco professoras da Ufal. São elas: Eliana Almeida, Engenheira Civil e doutora em Informática; Islandia Bezerra, da Faculdade de Nutrição da Ufal e presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia; Leiko Assakura, coordenadora do curso de Nutrição; Elaine Pimentel, da Faculdade de Direito; e Aline Fidélis, pesquisadora em Ciências Farmacêuticas e líder do Grupo de Pesquisa em Toxicologia

Elas falam de temas como: a sobrecarga de trabalho, que aumentou na pandemia, a ainda reduzida participação das mulheres nos espaços de poder, a necessidade de creches para os bebês a partir de seis meses e locais adequados para a amamentação na Universidade e destacam que, apesar dos vários obstáculos, as mulheres demonstram perseverança e competência. Cada mulher que avança, inspira várias outras.

Ouça e compartilhe o programa Ufal e Sociedade.