Estudantes de Medicina lançam podcast com dicas para o sono

A produção é da Liga Acadêmica de Medicina Circadiana e dos monitores de Neurologia
Por Lenilda Luna - jornalista
18/03/2022 13h53 - Atualizado em 18/03/2022 às 17h48
Professor Tiago Gomes de Andrade, coordenador da Liga

Professor Tiago Gomes de Andrade, coordenador da Liga

Para marcar o Dia Mundial do Sono, celebrado este ano em 18 de março, e a Semana do Sono, que se estende até o dia 24, os estudantes da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que integram a Liga Acadêmica de Medicina Circadiana e os monitores de Neurologia, lançam um podcast na Rádio Ufal com dicas para um sono de qualidade.

A Liga Acadêmica de Medicina Circadiana (Lamec) é coordenada pelo professor Tiago Gomes de Andrade, do Centro de Medicina Circadiana. “Estudamos os ritmos biológicos sob diferentes aspectos: comportamental, fisiológico, celular e molecular. Para isto, utilizamos diferentes técnicas e modelos, incluindo genética molecular, actimetria, farmacologia, bioinformática e inteligência artificial, dentre outros”, informou.

No podcast, os estudantes passam orientações gerais sobre a qualidade do sono e a relevância dos ritmos biológicos para a saúde. O professor Tiago também participa de um dos áudios do podcast falando como a rotina de trabalho interfere no período de descanso. “É preciso ajustar as rotinas de trabalho e estudo com as necessidades de sono, para minimizar os efeitos do que chamamos de jat leg social. São hábitos saudáveis que devemos tentar incorporar no dia-a-dia”, esclareceu Tiago Andrade.

O docente destaca que o engajamento dos estudantes da Liga na divulgação de orientações é importante para todos. “Para eles, esse exercício potencializa sua formação acadêmica e consolida a necessidade de dialogar com a sociedade sobre o conhecimento científico atualizado em questões de saúde. A sociedade, por outro lado, pode se beneficiar diretamente com essas ações, numa linguagem mais simples e objetiva, com um efeito benéfico potencial para a saúde das pessoas”, ressaltou Tiago.

Tiago Andrade e Lívia Gitaí estão coordenando em Alagoas a programação da Semana do Sono, promovida pela Associação Brasileira do Sono. No dia 24, eles participam da programação nacional realizando uma transmissão ao vivo, no perfil do Instagram @dra.liviagitai, com o tema Viva seu ritmo circadiano e melhore seu desempenho acadêmico. Para mais informações sobre as atividades nacionais, consulte o site.