Equipe da Unidade de Educação Infantil participa de formação continuada

Evento trabalhará questões como autismo, arte e gestão escolar
Por Ascom Ufal
07/02/2022 17h15 - Atualizado em 09/02/2022 às 07h59
Unidade de Educação Infantil Prof. Telma Vitória (Foto: Blenda Machado)

Unidade de Educação Infantil Prof. Telma Vitória (Foto: Blenda Machado)

A partir desta terça-feira (8) e seguindo até o próximo dia 11, os profissionais e a comunidade educativa da Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória (UEIPTV) passam por uma formação continuada, antes do início do novo ano letivo de 2022. O evento é organizado pelo diretor interino do UEIPTV, professor Eraldo de Souza Ferraz, e pela coordenadora pedagógica Charllane Assis.

Segundo o professor Eraldo Ferraz, a ideia é fazer a atualização de conteúdos inerentes à melhoria do processo ensino-aprendizagem na educação infantil. “O evento é importante, porque traz à tona temas atuais que contribuem para o planejamento pedagógico dos/as professor/as”, explica o diretor.

As aulas na Unidade iniciam na próxima segunda-feira, 14 de fevereiro.

Programação

Iniciando as atividades, a professora Fernanda Mota, da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, fala sobre como identificar sinais precoces de autismo, além de apresentar propostas de intervenção para educadores de Educação Infantil. A palestra será virtual e transmitida pelo Google Meet, a partir das 8h30, desta terça (8).

Na quarta-feira (9), a partir das 14h, haverá uma roda de conversa virtual sobre “Arte na Educação Infantil”, com o professor Cleriston Izidro, do Centro de Educação da Ufal. Já na quinta (10), o evento acontece em dois momentos: às 9h, com a roda de conversa “Materiais, organização dos espaços e acolhimento”, com Lidiane Loiola e Tiago Melo; e, às 14h, alunas do curso de Pedagogia, orientadas pela professora Jusciney de Carvalho, na disciplina Gestão Escolar, fazem a devolutiva do estágio em gestão escolar.

O acolhimento presencial da equipe acontece na sexta-feira, 11 de fevereiro, às 9h, na Unidade.

Referência em educação infantil

A Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória (UEIPTV) da Ufal, antes chamada Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), é um espaço de referência em Alagoas, quando se fala em práticas educativas para crianças na faixa etária de 2 a 5 anos.

O local tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento integral, considerando os aspectos físico, emocional, cognitivo e social, em complementação à ação da família. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogos, psicólogo, nutricionista, técnico em enfermagem, professores e auxiliares de sala da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de estagiários e bolsistas de diversos cursos da Universidade.