Ufal abre inscrições para 33 vagas no mestrado em Geografia

O mestrado tem como área de concentração Organização do Espaço Geográfico. Do total de vagas, 16 são destinadas para Cotas de Ações Afirmativas
Por Diana Monteiro – jornalista
01/12/2022 14h21

Até o dia 23 de janeiro o  Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) , está com inscrições abertas para o processo seletivo para o mestrado nessa área, onde oferta um total de 33 vagas distribuídas entre Ampla Concorrência (AC) e Cotas de Ações Afirmativas (AF). O Programa integra umas das ações do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), unidade acadêmica do Campus A. C Simões e tem por objetivo a formação acadêmica, científica e de profissionais ao exercício das atividades de ensino, pesquisa e demais atividades correlatas.

Conceito 4 pela Capes, o mestrado tem como área de concentração Organização do Espaço Geográfico e oferta duas linhas de pesquisa: Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento e Organização Socioespacial e Dinâmicas Territoriais. Dotado de inscrição, seleção e matrícula, o curso tem duração máxima de 24 meses. As aulas têm início no primeiro semestre letivo de 2023.

Conforme edital de nº 04/2022 da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal, poderão  participar do processo seletivo todos os portadores de Diplomas de cursos de graduação (bacharelado e/ou licenciatura), devidamente reconhecidos pelo MEC, em Geografia ou em áreas afins; bem como,  concluintes de graduação, desde que comprovem a conclusão do referido curso, na data da matrícula no Programa de Pós-Graduação.

 Ações Afirmativas e Pós-graduação

De acordo com a Resolução 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni) da Ufal, do total de 33 vagas, 16 delas são destinadas para Cotas de Ações Afirmativas. Deste universo, 20% (7 vagas) ficam reservadas para negros (pretos e pardos); 10% (3 vagas) para indígenas; 10%  (3 vagas) para pessoas trans, refugiados ou assentados; e também 10% (3 vagas) para candidatos com deficiência. As 17 vagas restantes destinam-se para a ampla concorrência.

Para a linha de pesquisa Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento, são destinadas 13 vagas, destas, respectivamente, sete vagas para ampla concorrência e seis para ações afirmativas. Já para a linha de pesquisa Organização Socioespacial e Dinâmicas Territoriais, o programa oferta um total de 20 vagas, igualmente distribuídas (10 vagas), para candidatos da ampla concorrência e para concorrentes das cotas de ações afirmativas.

Conforme parágrafo 4 da Resolução, “não havendo candidatos às cotas de Políticas de Ações Afirmativas aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, estas serão revertidas para a ampla concorrência, sendo ocupadas pelos demais candidatos aprovados, conforme a ordem de classificação no Processo Seletivo regido por este Edital e de acordo com as linhas de pesquisa nas quais as vagas estejam alocadas. Só haverá permuta de vagas na mesma linha de pesquisa”.

Mais informações, no edital.

Inscrições

As inscrições do processo seletivo são gratuitas e serão realizadas exclusivamente via Internet, de acordo com o calendário contido no Edital (Anexo I - D), na página eletrônica do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA