Residentes do HU podem participar da Pesquisa de Satisfação da Ebserh

Link para participação está disponível até dia 25 de novembro
Por Raoni Santos - jornalista
11/11/2022 14h01 - Atualizado em 11/11/2022 às 15h25

Os residentes do programa de residência multiprofissional em saúde do adulto e do idoso e aos programas de residência médica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) têm até o dia 25 de novembro para participar da Pesquisa Nacional de Satisfação dos Residentes dos Hospitais Universitários Federais (HUFs) da Rede Ebserh, preenchendo o formulário disponível no link.

A pesquisa faz parte do quarto ciclo de avaliação, que teve início em 2019 e, por meio das respostas dos residentes, a Ebserh investiu nos hospitais, melhorando os aspectos apontados como negativos e aprimorando os positivos. Desde 2020 a empresa mantém o mesmo padrão de formulário para permitir a comparação entre os anos.

Divididas em três blocos, as perguntas abordam os seguintes itens: Infraestrutura, que avalia pontos como descanso, espaços para alimentação e prescrição, bem como os ambientes de aulas e discussão de casos clínicos; Serviço, onde se avalia a sua organização e a interação entre a assistência e o ensino; Formação profissional, na qual o residente informa sobre a sua relação com o preceptor, se ele demonstra que possui a fundamentação e as condições mínimas necessárias para a formação de um especialista.

A chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa do HU, Monica Assunção, explica que a avaliação pode ser respondida por qualquer residente, independente de quando suas atividades tiveram início no hospital. “Esta é uma oportunidade que eles têm de reivindicar o que pode ser aprimorado nos programas de residência que utilizam o hospital como cenário de prática, para que possamos buscar soluções que possibilitem melhorar a qualidade da formação”, complementa.

A Pesquisa Nacional de Satisfação dos Residentes dos Hospitais Universitários Federais Promovida pela ouvidoria da Ebserh e coordenada localmente pela ouvidoria do HU.