Festival da Faculdade de Letras traz Paris à Maceió em Soirée Française

Tarde francesa será na terça-feira, 29, às 17h com apresentações artísticas
Por Ascom Ufal
24/11/2022 13h09 - Atualizado em 28/11/2022 às 19h34

Mais uma vez, o festival Soirée Française abre espaço para a expressão das culturas francófonas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Destinado a toda comunidade alagoana, o evento é aberto a diversas manifestações artísticas e é totalmente gratuito. Vai acontecer na terça-feira,29, a partir das 17h, no pátio central da Faculdade de Letras (Fale), no Campus A.C. Simões.

“Para a edição de 2022, propomos uma Soirée à Paris, une nuit étoilée; visando trazer uma experiência da noite parisiense para a comunidade. Paris, a chamada cidade luz, tem lugar cativo em nosso imaginário e nas artes é uma das capitais mais famosas, sendo até mesmo considerada como a cidade mais bela do mundo. Ela é a cidade cujas veias pulsam uma infinidade de expressões artísticas e, por isso, deve ser celebrada, pois Paris é uma festa, se retomarmos a expressão da inesquecível obra de Hemingway”, explicou o professor Kall Sales, coordenador do evento.

“Pensando nessa Paris das artes, da vida nas ruas, das flâneries, nosso evento, então, retoma seu formato presencial e sua programação conta com a apresentação de cantos, de peças de teatro, de poemas, de orquestras e de oficinas de gastronomia francesa para o público em geral”, informou o coordenador.

O evento também celebra o Jour du Prof de Français de 2022, o que fez com que entrasse na programação internacional da Journée internationale des professeurs de français, que celebra a atuação de professores de francês nas diversas instituições de ensino do mundo.

Em 2022, o evento terá como tema Le professeur de Français, créateur d’avenir [professor de francês, criador do futuro], dando ênfase ao trabalho dos docentes que não atuam apenas como professores de língua, mas como criadores de futuros possíveis.

O evento é organizado pelos docentes e discentes da disciplina ACE 1 do curso de Letras-Francês com o aporte financeiro da Associação Alagoana de Professores de Francês (AAPF), da Federação Brasileira de Professores de Francês (FBPF) e da Embaixada da França no Brasil. Neste ano, contamos ainda com o apoio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Federação Internacional de Professores de Francês (FIPF). Na celebração, será enfatizadas a riqueza e a potencialidade de Paris para a difusão das artes no mundo.

Inscrições no site.