Confira as seleções de mestrado e doutorado em aberto na Ufal

Inscrições são gratuitas para várias áreas de conhecimento
Por Ascom Ufal
21/11/2022 14h00 - Atualizado em 21/11/2022 às 17h03
Abertas inscrições para cursos de mestrado e doutorado na Ufal

Abertas inscrições para cursos de mestrado e doutorado na Ufal

Estão abertas as inscrições para mestrado acadêmico e profissional e doutorado em diversos cursos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As inscrições são feitas na página do Sigaa ou conforme indicação abaixo.

- Mestrado Acadêmico em Ensino e Formação de Professores

O Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores visa formar pesquisadores a nível de mestrado que possam atuar autonomamente e colaborativamente em diferentes contextos de ensino, formais e não formais, numa perspectiva crítico-reflexiva. As atividades acadêmicas ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, com eventuais atividades complementares aos sábados na sede do Campus Arapiraca. As inscrições vão até o dia 11 de dezembro. Podem se inscrever portadores de diploma de nível superior emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. Mais informações, clique aqui.

- Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

O Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) em Rede Nacional, abriu inscrições para o curso semipresencial com aulas presenciais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e destinou quatro vagas para a Ufal. O curso tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. As inscrições vão até o dia 15 de dezembro, no site. A seleção será feita por meio de uma prova escrita.

- Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física

O programa oferta 20 vagas, sendo dez para mestrado e dez para doutorado. As inscrições vão até o dia 4 de dezembro e o processo seletivo será feito com base na avaliação do currículo e do histórico escolar. Clique aqui para mais informações.

- Mestrado e doutorado em Química

Portadores de diplomas de cursos de Graduação em Química (bacharelado e licenciatura) ou áreas afins, podem se candidatar até o dia 13 de janeiro no edital de seleção para o mestrado e o doutorado em Química, com dez vagas para cada edital. Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita e avaliação curricular. Mais informações clique aqui.

- Mestrado e doutorado em Arquitetura

A pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, com área de concentração em Dinâmica do Espaço Habitado, oferta 34 vagas para mestrado e 23 para o doutorado. As inscrições vão até o dia 11 de dezembro e a seleção será feita com base na análise do currículo e do projeto de pesquisa. Clique aqui para ver o edital.

- Doutorado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos

As inscrições para o doutorado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos vão até o dia 19 de janeiro nas linhas de Diversidade e Ecologia de Organismos Tropicais e Conservação e Manejo em Ecossistemas Tropicais. São dez vagas ofertadas e a seleção terá como base a análise documental, avaliação do currículo, proposta preliminar e defesa oral. Para efetuar sua inscrição, clique aqui

- Mestrado em Meteorologia

Abertas até o dia 21 de novembro as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Meteorologia. O programa oferta 17 vagas e a seleção terá como etapas a análise curricular, a avaliação do projeto de pesquisa e uma prova escrita. As inscrições podem ser feitas no site

- Mestrado em Ciência Animal

O programa disponibiliza 22 vagas com inscrições até 31 de dezembro. O processo seletivo será feito através da avaliação do projeto de Pesquisa, apresentação e arguição do projeto de Pesquisa e análise do Currículo. As aulas acontecem na Unidade Viçosa do Campus Arapiraca. As inscrições são feitas na página do Sigaa

- Mestrado em Ciências Médicas

Até o dia 3 de dezembro estão abertas as inscrições para o Mestrado em Ciências Médicas. São 20 vagas ofertadas e a seleção será feita através de prova teórica, defesa do projeto de pesquisa e análise do Curriculum Lattes. Inscrições no site