Feira ecológica terá aula de campo sobre educação e produção no campo

Atividade acontece neste sábado (8) às 10h com a professora do curso de História Michelle Reis
Por Ascom Ufal
05/10/2022 15h40

Neste fim de semana, entre os dias 7 e 9 de outubro, acontece mais uma edição da Feira Agroecológica Novo Jardim, na sede da Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim, na Cidade Universitária de Maceió. O evento conta com diversas atividades culturais e entre elas, uma aula que será ministrada pela professora o curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Michelle Reis sobre escoamento da produção camponesa.

A atividade terá início às 10h com a presença de uma turma de estudantes da disciplina de Meio Ambiente e Educação para uma aula de campo e um bate-papo sobre as Feiras de escoamento da produção camponesa, os contextos em que estão inseridos os agricultores e a origem da Feira Agroecológica Novo Jardim.

Também organizado pela Ufal são os atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como massagens, auriculoterapia e reflexologia, com a equipe de terapeutas voluntários da Sala de Cuidados da UFAL e do MOPS-AL. Os atendimentos são gratuitos e abertos aos feirantes e à comunidade em geral das 9h às 17h.

A Feira funciona das 6h às 23h nos dias 7 e 8 de outubro e das 6h às 11h no domingo (9). Dela participam 20 agricultores familiares que vêm de assentamentos e acampamentos rurais nos municípios de Joaquim Gomes, Branquinha, Murici, União dos Palmares e Messias. São comercializados produtos in natura e/ou manipulados, como: macaxeira, coco, batata, inhame, banana, mamão, laranja, cana, feijão verde, tapioca, doces caseiros, biscoitos, farinha, mel, própolis, comidas típicas, mudas de plantas medicinais e alguns animais de criação própria, como por exemplo, as galinhas de capoeira. Há também uma banca de exposição e venda de artesanatos feitos por agricultoras e agricultores da comunidade rural Morro das Graças, zona rural de União dos Palmares.

A feira

Uma realização do Instituto de Preservação dos Direitos Humanos e Preservação Ambiental - Vale do Sol, em parceria com o Movimento de Libertação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MLST), com o apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (ITERAL), Associação de Moradores do Conjunto Residencial Novo Jardim, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Movimento Popular de Saúde de Alagoas (MOPS-AL), do Coletivo Daterra e do Coletivo Sabiá.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Diana Aleixo, a Feira é um espaço de aproximação entre o campo e a cidade e demonstra o potencial econômico dos assentados como alternativa para a segurança alimentar e nutricional do Estado de Alagoas. Segundo ela, "a parceria de quem planta diretamente com quem se alimenta desse ciclo da produção converge para a sustentabilidade das famílias rurais”.

Confira a programação completa:

Sexta-feira

6h - 23h Exposição e comercialização de alimentos agroecológicos
9h - 11h Programação especial para crianças da rede municipal de educação
18h - Cineclube + café com agroecologia
19h – Aulão de Fitdance com Misterly Estrela
20h30 Guilla Gomes e Rudson França

Sábado

6h - 23h - Exposição e comercialização de alimentos agroecológicos
9h - 17h Atendimentos em PICS com a Sala de Cuidados na Feira (UFAL & MOPS/AL)
10h Aula de campo + roda de conversa com alunos do curso de História da UFAL – disciplina de Meio Ambiente e Educação
14h Roda de conversa sobre Previdência Social Rural e Direitos Sociais Previdenciários
16h Palco Aberto da Feira

Noite Belchiana:

20h Alma de Borracha (duo)
21h30 A Banda dos Corações Selvagens (Recife-PE)

Domingo

A exposição e comercialização de alimentos agroecológicos segue até às 11h. 

Para fortalecer a Feira, estamos em campanha de financiamento coletivo através da plataforma Apoia-se. Contribua e ajude a divulgar: assim você também fortalece a agricultura familiar agroecológica, a difusão de cultura e saúde e as atividades plurais e diversas que acontecem aqui!

Serviço:

Feira Agroecológica Novo Jardim
Datas: 07, 08 e 09 de outubro de 2022
Local: Associação de Moradores do Conjunto Residencial Novo Jardim
Horário de funcionamento: Sex e Sab. 6h às 23h / Dom. 6h às 11h.
Mais informações e contato para entrevistas: (82) 98887-8196 (Diana Aleixo)
Instagram/Facebook : @feiraagroecologicanovojardim