Enfermagem debate vigilância epidemiológica e saúde da população negra

Atividade acontece nesta quinta (13) das 8h às 17h no mini auditório Úlpio de Miranda, no 1º andar da Faculdade de Nutrição
Por Jacqueline Freire – jornalista
11/10/2022 15h20 - Atualizado em 11/10/2022 às 15h21

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Esenfar/Ufal) realiza nesta quinta-feira, 13 de outubro, duas mesas-redondas com o tema: “Desafios da implantação das políticas afirmativas e do acolhimento aos grupos vulneráveis: Saúde da população negra e povos tradicionais na atenção básica”, das 8h às 12h e “Vigilância epidemiológica, doença e agravos não transmissíveis e vigilância das violências (Dants)”, a partir das 14h.

A atividade acontece no mini auditório Úlpio de Miranda, no 1º andar da Faculdade de Nutrição (Fanut), vizinho à Escola de Enfermagem da Ufal. O público-alvo são os estudantes da área da saúde e afins (internos e externos à Ufal), além dos enfermeiros preceptores que recebem os estudantes nos campos de prática dessa disciplina. Para participar, é preciso realizar inscrição aqui para a mesa sobre saúde da população negra e neste link para a mesa sobre vigilância sanitária.

Coordenado pela professora Viviane Vanessa Rodrigues a atividade faz parte do projeto de extensão “Fortalecendo a atuação da Enfermagem na atenção primária à saúde”. “Trata-se de um projeto idealizado pela coordenação e vice coordenação da disciplina ‘Estágio supervisionado em unidade básica de saúde’ do curso de graduação em Enfermagem, a partir da solicitação de revisão de conteúdos por parte dos estudantes que irão iniciar o referido estágio, ocorrida em vários períodos acadêmicos”, explica.

Durante o projeto são realizados minicursos, palestras e oficinas com conteúdos pertinentes à atuação do enfermeiro em Atenção Primária à Saúde. “Espera-se contribuir para um melhor desempenho dos estudantes no estágio em unidade básica de saúde, atualizar os profissionais enfermeiros dos serviços”, diz a professora.

A mesas terão participação das professoras Viviane Vanessa Rodrigues, Maria Amália de Alencar e Nayara Alexandra Rodrigues.