Concertos, oficinas e mostra de música autoral agitam cidade histórica

Terceiro dia do Festival de Música de Penedo teve apresentações dos resultados de oficinas e performances de 16 artistas de Alagoas, selecionados para a 1ª Mostra de Música Autoral Velho Chico
Por Por Ascom Ufal e Jamerson Soares – estudante de Jornalismo - Bureau de Comunicação
21/10/2022 17h37 - Atualizado em 24/10/2022 às 07h27
Fotos Roberta Brito

Fotos Roberta Brito

A programação do Festival de Música de Penedo, que acontece até amanhã (22), está movimentando ainda mais a cidade histórica. Nesta sexta-feira (21),  terceiro dia do evento, aconteceram várias as oficinas instrumentais e especiais, em vários pontos. No auditório da Casa de Aposentadoria, também houve uma sessão de comunicação, com a apresentação de publicações na revista Musifal, sob a coordenação de Kleber Dessoles, professor da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal, e de Ziliane Teixeira, professora do curso de licenciatura em Música da Universidade.

Também teve espaço para concertos no salão principal da Igreja de Santa Maria dos Anjos. O Imperial Coro de Penedo se apresentou sob a regência de Patrícia Albuquerque e a outra atração do local foi o Grupo de Música Antiga Iberian Ensemble, vindo de Portugal. Esse grupo é composto por Alexandre Andrade, Jardel Souza e Vinícius Perez, com a participação especial do professor Joel Barbosa, Eneida Lima e Jairo Brandão (BA).

E ainda teve a 1ª Mostra de Música Autoral Velho Chico, no Palco da Música, no auditório do Centro de Convenções. Dos 16 inscritos, será definida a melhor composição. À noite ainda serão apresentados alguns concertos didáticos, com o violinista Ezequias Lira.

E para encerrar a programação, será montado o Palco de Música no Largo da Igreja de São Gonçalo. A Noite Pernambucana vai promover as apresentações do maestro Mozart Vieira, com a participação especial dos músicos Sebastian Silva e maestro Spok, todos pernambucanos.

Segundo Spok, que também vai ministrar a oficina Grupos Instrumentais 1, na sala 1 do Convento Nossa Senhora dos Anjos. Haverá uma grande apresentação como resultado de sua oficina e a do Niraldo Riann de Melo (PE), Grupos Instrumentais 2.

"Combinei com o professor Niraldo, trompetista da nossa SpokFrevo Orquestra de juntar as duas oficinas, montar algo com os alunos e apresentar o trabalho no palco à noite. Será uma noite muito bonita", comemorou o maestro Spok.

Parceiros

O Festival de Música de Penedo é uma realização da Ufal em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Penedo, com patrocínio do Sebrae. Também conta com vários parceiros: Lamus - Laboratório de Musicologia; Cesem - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical; Confederação Musical Portuguesa; Arizon State University; Miami University; República Portuguesa; Bureau de Comunicação Comunitária, coordenada por Keka Rabelo Comunicação e Agerrp-Ufal - Agência Experimental de Relações Públicas, que tem a coordenação geral da professora Manuela Callou, sob orientação de GT de Comunicação com Festival de Música de Penedo e Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe/Ufal).

Sigam as redes do Festival de Música: @festival_musica_Penedo e @cemupemusicologia

Para saber mais sobre o evento, acompanhe pelo Instagram: @festival_musica_Penedo e @cemupemusicologia. Acesse também o site oficial do evento.