Programa Ufal e Sociedade debate retorno presencial: está na hora de voltar para a sala de aula?

Na edição desta segunda-feira (31), vamos ouvir a representação dos estudantes, professores e gestão
Por Lenilda Luna - jornalista
28/01/2022 13h42 - Atualizado em 31/01/2022 às 10h35

Não é uma decisão fácil. Por um lado, professores e estudantes sinalizam um esgotamento com o ensino remoto, por outro, apesar da vacinação avançando, novas variantes da covid-19 ainda causam impactos no sistema de saúde. O Conselho Universitário (Consuni) debateu essa questão, por mais de quatro horas, na sessão ordinária do dia 25 de janeiro.

Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, a sessão continua e os conselheiros devem tomar uma posição. Para contribuir nessa reflexão, o programa Ufal e Sociedade da próxima segunda-feira (31), que vai ao ar na Rádio Ufal, às 11h, vai ouvir alguns dos representantes que fizeram ponderações no Consuni.

A primeira é a Thatiana Machado, estudante de Dança e representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Durante a sessão do Consuni, os estudantes movimentaram o chat na transmissão pelo Youtube. No programa, Thatiana vai colocar quais são as reivindicações da comunidade discente para um retorno seguro.

A análise da situação feita pelos professores e professoras será colocada pelo presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Jailton Lira. A entidade convocou assembleia virtual para aprofundar os vários aspectos que devem ser considerados nesta tomada de decisão.

Também vamos ouvir a gestão da Ufal, representada pelo pró-reitor de Graduação, Amauri Barros. Ele está acompanhando as discussões nacionais do colegiado dos pró-reitores de Graduação (Crograd), já que todas as Universidades Federais estão nesta mesma situação e precisam decidir sobre os próximos passos.

E, encerrando o programa, teremos a participação do professor João Araújo Barros Neto, que integrou o Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para o Enfrentamento da Covid-19. Esse grupo de pesquisadores emitiu boletins semanais que fundamentaram as decisões dos gestores públicos em Alagoas. Ele vai analisar o contexto epidemiológico, político e também quais os elementos que devem entrar no plano de retorno.

Acompanhe e divulgue o programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal.