Primeira edição do ano do programa Ufal e Sociedade traz entrevista com o reitor

Josealdo Tonholo fala dos desafios destes dois anos de gestão e parabeniza a comunidade universitária pelos 61 anos de Ufal
Por Lenilda Luna - jornalista
21/01/2022 15h03 - Atualizado em 21/01/2022 às 16h14

Depois de um período de recesso, o programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, traz, nesta segunda-feira (24), às 11h, uma entrevista com o reitor da Universidade Federal de Alagoas, professor Josealdo Tonholo.

Na entrevista, o reitor celebra os 61 anos de criação da Ufal, comemorado nesta terça-feira, 25 de janeiro. Apesar de ser uma data festiva de um marco importante para a sociedade alagoana, esta comemoração é marcada por um contexto desafiante da pandemia de Covid-19 e dos cortes orçamentários.

O reitor destaca o papel cumprido pelos pesquisadores da Ufal, em várias áreas, para colaborar com a superação de crises, como as causadas pelo derramamento de óleo no litoral nordestino e pela subsidência de cinco bairros de Maceió, por conta da mineração de sal-gema.

Ele fala também de todo o envolvimento da comunidade universitária no enfrentamento à pandemia de covid-19, buscando soluções em todas as áreas do conhecimento. Josealdo Tonholo destaca ainda a expectativa com o retorno das aulas presenciais, que está em debate no Conselho Universitário (Consuni).

Por fim, o reitor faz uma avaliação dos dois anos de gestão, vivenciados neste período dramático, que exigiu muito dinamismo para superar os obstáculos. Josealdo Tonholo apresenta quais são os projetos para o crescimento da Ufal neste próximo período, com propostas de novos cursos e de expansão da universidade.

Acompanhe e divulgue o programa Ufal e Sociedade.