Ufal e Sociedade comenta a repercussão do artigo científico sobre a Ivermectina

O artigo científico alcançou uma grande divulgação nacional e internacional
Por Lenilda Luna - jornalista
03/12/2021 11h05

O programa Ufal e Sociedade da próxima segunda-feira (6), às 11h, na Rádio Ufal, traz uma entrevista com a professora Sabrina Neves, do Núcleo de Estudos em Farmacoterapia (NEF), do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A professora fala sobre o artigo, que foi publicado em agosto deste ano, alertando para a possibilidade de surtos de escabiose resistente, por conta do uso irracional da ivermectina. O medicamento faz parte do chamado “Kit Covid” que causou grande polêmica no meio científico e médico.

Quando foi constatado um surto de lesões dermatológicas na região metropolitana de Recife, o artigo repercutiu nacionalmente e até fora do país por trazer uma hipótese provável para o caso. Os professores que lideram a pesquisa receberam muitas ligações de pesquisadores e da imprensa.

A professora Sabrina Neves, durante a entrevista, fala sobre o impacto desta repercussão para o grupo formado por ela, o professor Alfredo Oliveira-Filho e pelos estudantes Lucas Bezerra e Natália Alves. “Foi uma grande surpresa esse grande alcance do nosso artigo”, destacou a pesquisadora.

Sabrina fala sobre a fundamentação científica do artigo e também sobre os próximos passos e a colaboração com outros grupos de pesquisa para aprofundar o estudo e realizar os procedimentos necessários para a comprovação da hipótese.

A pesquisadora faz um alerta sobre os riscos da automedicação e uma defesa da vacinação em massa para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. “A vacina não surgiu da noite para o dia. É fruto de pesquisas e conhecimentos acumulados sobre o Sars Cov. É importante que todas as pessoas se vacinem”, alerta Sabrina.

A entrevista com a professora Sabrina Neves será veiculada ao vivo na Rádio Ufal, na segunda-feira, às 11h, com reprise às 17h. Logo depois, estará disponível no podcast Ufal e Sociedade. Ouça e compartilhe nosso conteúdo!