Saudades da Bienal? Vem para a Primavera Literária! Começa segunda

Evento virtual totalmente gratuito traz apresentações culturais, palestras e Feirão de Livros
Por Jacqueline Freire - jornalista
05/11/2021 14h49

Quem está com saudade da Bienal do Livro de Alagoas vai poder se sentir um pouquinho confortado a partir desta segunda-feira (8), quando tem início a primeira edição da Primavera Literária. O evento, que vem para celebrar os 38 anos da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), será transmitido gratuitamente pelo Youtube UfalOficial e ProgradUfal e contará com um super Feirão de Livros, que trará descontos de 20% até 70%.

A expectativa está a mil. O diretor da Edufal, José Ivamilson Silva Barbalho, fala da enorme alegria de estar à frente de um evento que vai aproximar autores, comunidade acadêmica e público em geral em torno da temática do livro. “Restaurar essa relação necessária das pessoas com os livros é uma condição fundamental na sociedade que queremos. Uma satisfação também de apresentar resultados de editais que estavam abertos, como o do covid-19, o diálogo grandioso, acadêmico com os autores”, disse.

Ele destaca que a programação conta com temas e diálogos necessários a demandas atuais, como política cultural, conjuntura e ações educativas. “Então, esperamos que a comunidade acadêmica aproveite o evento, que será totalmente gratuito e em formato virtual.”, comemorou Barbalho, lembrando que haverá certificado para os participantes.

A abertura oficial das atividades será às 14h de segunda (8) e será seguida da mesa-redonda Verso, repente e lira deu isso aqui, óia!, com os convidados Max Rocha, poeta embolador e professor colaborador do curso de Letras da Uneal/Palmeira dos Índios, e Mácleim. compositor, cantor, arranjador, produtor musical e autor de trilhas para teatro. A medição dessa conversa será o produtor cultural da Ufal, Jorge André.

As mesas-redondas acontecerão até sexta-feira (12), sempre às 14h, em formato virtual, via StreamYard, com transmissão pelos canais da Ufal e da Prograd no Youtube. A primeira edição da Primavera Literária tem ainda a finalidade de promover ações com foco no livro e na leitura, como lançamentos de novos títulos, divulgando obras produzidas por autores alagoanos e editadas pela Edufal. O lançamento de livros, também será virtual, sempre às 17h, pelo Youtube da Edufal.

“Estamos com saudades de organizar a Bienal. É um momento muito importante para a Cultura do Estado e ansiado pela população. Esperamos que ano que vem as situações sanitária e orçamentária estejam melhores, para que possamos realizar a próxima edição”, comentou Carol Almeida, relações públicas e produtora cultural da Ufal.

Feirão

Para quem está pensando em dar uma atualizada na biblioteca pessoal, o Feirão de Livros acontecerá na sede da Edufal, no Campus A.C. Simões, obedecendo a todos os protocolos de segurança em relação às medidas de proteção contra o novo coronavírus. Mas quem preferir, pode comprar direto nas redes sociais da Editora ou pelo telefone (82) 99152-3487 (Whatsapp).

A Primavera Literária é uma realização da Edufal e da Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio da Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC), e conta com a parceria da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). As atividades seguem diariamente até o encerramento no dia 12 de novembro, com exibição de vídeos dos equipamentos culturais da Ufal.