MTB vai entregar Prêmio Gustavo Leite e inaugurar exposição de Jasson

É a cultura popular celebrada em grande estilo pela Casa do Povo Alagoano e parceiros
Por Jacqueline Batista - Ascom MTB / Fotos Renner Boldrino
26/11/2021 15h52
O artista Jasson, grande homenageado pelo Museu Théo Brandão

O artista Jasson, grande homenageado pelo Museu Théo Brandão

Na quinta-feira (2), às 19h30, o Museu Théo Brandão (MTB) entregará o Prêmio Gustavo Leite de Artista do Ano a Jasson, na 14ª edição do evento. Na ocasião, será aberta a mostra O sol nasce para todos, com obras do artista. Garrafas, cadeiras, carrancas, malas e esculturas são algumas das peças exibidas nesta primeira exposição individual de Jasson, que tem a curadoria assinada por Renan Quevedo.

Nessa mesma noite, a artista visual Ser’tão participará com uma intervenção em um dos vagões antigos e no ponto de ônibus da Estação de Trens de Maceió, onde o evento acontecerá. A exposição, realizada pelo Museu em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o projeto Novos para Nós, ficará aberta até 2 de fevereiro, de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 12h às 16h. Serão adotados todos os protocolos de segurança com relação à covid-19.

O artista de Belo Monte, Sertão de Alagoas, teve obras expostas em importantes eventos de arte e design. Em 2017, peças de Jasson integraram a exposição Natureza: matéria e forma, uma das mostras do Mercado Arte Design (Made), uma feira internacional de design colecionável, que acontece na capital paulista. No ano seguinte, cadeiras do artista foram expostas na mostra Criativos por tradição, no Festival Artesol, sediado no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Em 2019, Jasson estreou em feiras do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), participando de eventos em Pernambuco, São Paulo e Maceió. Uma de suas criações foi exposta na Design Weekend, a semana de design paulistana. O artista também foi destaque em jornais e portais de notícias de todo o país, com a notícia de que uma de suas obras esteve exposta no Salão Internacional do Móvel de Milão, evento considerado o maior do setor no mundo. Batizada de O trono, a peça de Jasson que foi exposta é uma cadeira multicolorida, com pássaros, carrancas e frutos da caatinga.

Para Victor Sarmento, diretor do MTB, o evento é uma grande oportunidade de o público conhecer a obra desse artista popular eu o próprio Jasson, que estará presente na celebração. “É com muita alegria que fazemos essa homenagem ao Jasson e a toda cultura popular de Alagoas. A exposição O sol nasce para todos é um convite ao universo mágico desse grande artista que encanta todo o Brasil. O Museu Théo Brandão prova, mais uma vez, que lugar de museu é onde o povo está, levando, gratuitamente, para fora dos muros do prédio centenário, arte de qualidade para os mais diversos públicos”, disse.

Além da exposição e entrega do Prêmio, o artista também será homenageado com um cordel, composto e recitado por Tiago Mochileiro. Intitulado O som do coração é puro como uma obra de Jasson, a apresentação vai abordar a trajetória, as inspirações, a origem e o mundo do artista. “Eu queria falar da importância dessa homenagem. Jasson é a alma de Alagoas. Ele é a nossa origem personificada. Consegue ser simples e, ao mesmo tempo, sofisticado, extraindo o belo daquilo que outrora não se enxergava. Eu me sinto lisonjeado, sendo eu de uma nova geração de poetas, receber a missão de homenagear um dos grandes artistas de nossa Alagoas e do nosso Brasil”, ressaltou Tiago.

A premiação realizada pelo MTB presta uma homenagem ao produtor cultural, iluminador e cenógrafo alagoano Gustavo Leite, que atuou junto aos artistas do interior do Estado, na divulgação e comercialização de suas obras.

Serviço:

O quê: exposição O sol nasce para todos
Abertura: 2 de dezembro, às 19h30
Horário: de terça a sexta (das 9h às 16h) e aos sábados (das 12h às 16h)
Onde: CBTU (Rua Barão de Anadia – 121, Centro).

Entrada gratuita.