Versão impressa do anuário do IBGE com homenagem ao MTB é distribuída

Catálogo vem com imagens de obras do acervo do Museu Théo Brandão em cada capítulo
Por Jacqueline Batista - jornalista Ascom MTB
05/10/2021 16h16

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) da Universidade Federal de Alagoas foi homenageado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu anuário Brasil em Números (edição de 2020). A versão impressa do catálogo bilíngue está sendo distribuída, com destaque especial ao MTB com imagens das peças do acervo.

Dentre todos os espaços culturais de Alagoas, o MTB foi selecionado para ilustrar a edição de 2020, disponível também em versão on-line e em e-book. Foram publicadas fotografias representativas do Museu, referentes ao edifício histórico, a Théo Brandão e ao acervo, como esculturas em argila e coroa de Guerreiro. Além das imagens, o catálogo mostra um texto sobre o Museu, com informações relativas à história, ao acervo, ao patrono do MTB, às salas de exposição e ao Prêmio Gustavo Leite.

Para Victor Sarmento, diretor do MTB, o resultado dessa seleção foi muito positiva para a imagem de Alagoas. "A gente continua como um símbolo museológico, cultural, e isso é importante não somente para a imagem do museu, mas também para a imagem de Alagoas. É extremamente gratificante saber que, dentre tantos outros, o Museu Théo Brandão foi escolhido como representante do estado", disse.

A publicação traz um aprofundamento sobre a realidade brasileira, abordando desde população, território, saúde e finanças públicas até turismo e meio ambiente. Vários gráficos, tabelas, dados e mapas esclarecem o leitor, contando também com contribuições de especialistas nos temas abordados.

Todos os anos, as estatísticas são atualizadas e o instituto aponta um museu ou espaço cultural de um estado brasileiro para ilustrar as páginas e a capa da publicação. Em 2019, a Fundação Iberê, de Porto Alegre, representou o Rio Grande do Sul.

Já foram selecionados para ilustrar o catálogo o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Instituto Inhotim (de Brumadinho, Minas Gerais), o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o Museu de Arte Contemporânea Casa das Onze Janelas (de Belém, Pará), a Pinacoteca do Estado do Amazonas (em Manaus), entres outras importantes instituições culturais do Brasil.