Mora na Filosofia debate infância e casamento na ótica de Simone de Beauvoir

Palestra será ministrada pela professora Juliana Oliva, da USP, e transmitida pelo Youtube
Por Jacqueline Freire – jornalista
01/10/2021 16h36

No próximo dia 9 de outubro, a partir das 19h, acontece mais uma edição do projeto Mora na Filosofia. Essa ação continua realizando edições virtuais por conta da pandemia e debate, desta vez, a Existência e Infância por uma Ordem Diferente da que Impõe a Vida: Uma Interpretação Filosófica Beauvoiriana de O Casamento, de Silvina Ocampo. Para acompanhar a palestra, faça a inscrição no site e clique aqui para assistir.

O encontro contará com a participação da professora Juliana Oliva, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). A partir de uma leitura fenomenológica existencial, a palestra deve realizar uma interpretação filosófica do conto O casamento (La Boda) do livro A fúria e outros contos (1959), da escritora argentina Silvina Ocampo.

“Sem nos afastarmos de algumas noções fundamentais para um trabalho com o conto no contexto do gênero literário do fantástico, nossa interpretação de O casamento será orientada pela perspectiva existencialista de Simone de Beauvoir, com base nas relações entre ficção e realidade, e subjetividade e objetividade, nas quais se apoiam as noções de filosofia e literatura da autora. E ainda, a partir da compreensão da filósofa francesa sobe a existência humana no mundo e da situação da criança em relação ao mundo dos adultos, tentaremos investigar a trajetória da personagem infantil Gabriela, narradora do conto”, explicou a professora.

O evento é uma parceria com a Lampião Revista de Filosofia (PPGFIL/Ufal), editada pelos professores Fernando Monegalha e Rodrigo Barros Gewehr. O Mora na Filosofia é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, coordenado pelos professores Marcus José Souza, João Dias, Marcus Matias e Maxwell Lima Filho, todos da Faculdade de Filosofia.

Acompanhe mais informações no Facebook, Instagram, Twitter e no site.