Exclusão social e cultura de cancelamento é o tema do programa Ufal e Sociedade

A professora Caroline Padilha será palestrante em simpósio organizado por estudantes da Unidade de Palmeira dos Índios
Por Lenilda Luna - jornalista
29/10/2021 15h09

O programa Ufal e Sociedade da próxima segunda-feira (1º), às 11h, com reprise às 17h e às 23h, vai refletir sobre Exclusão Social e suas repercussões psicológicas. Esse será o tema do Simpósio organizado por estudantes de Psicologia, da Unidade Educacional Palmeira dos Índios, vinculada ao Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A entrevistada do programa é a professora Caroline Padilha, que será uma das palestrantes. Ela vai aprofundar a reflexão sobre a chamada Cultura do Cancelamento, que se dissemina nas redes sociais. “Os processos de exclusão social eles apenas mudam de mecanismo ao longo do tempo e das transformações sociais. A cultura do cancelamento revela os mecanismos de discriminação de grupos sociais minorizados”, destacou a palestrante.

Caroline Padilha comenta também como o impacto repentino da covid-19, alterando nossas rotinas de trabalho, convívio social e familiar, provocou uma situação de muita ansiedade e adoecimento mental. “Foram vários desafios. Dar aula nesse modo on-line é uma redescoberta da docência. São dificuldades de ordem diversa, como buscar manter a qualidade das aulas, em casa, com filhos pequenos ao redor, em meio a tantas notícias ruins. Mas fomos tentando dar conta do que era possível nesse cenário”, refletiu a professora.

O Simpósio Exclusão Social e suas Repercussões Psicológicas vai acontecer nos dias 9, 10 e 11 de novembro, por meio de plataformas on-line. Além da professora Caroline Padilha, vão participar também Gabriele Menezes, psicóloga clínica e pós-graduanda em Transtornos Alimentares e de Imagem; Charlie Bellow, mestre em Psicologia, trans-homem, integrante do Núcleo de Estudos em Diversidade e Política (Edis) da Ufal; e Laís Sellmer, psicóloga e psicanalista, com foco em gordofobia.

Para saber mais, acompanhe o programa Ufal e Sociedade. Após a veiculação da entrevista na Rádio Ufal, o programa ficará disponível em podcast.