Ufal e Sociedade debate educação inclusiva com a professora Neiza Fumes

Ela diz que a proposta de espaços educacionais que segregam pessoas com deficiência é um retrocesso
Por Lenilda Luna - jornalista
10/09/2021 14h02 - Atualizado em 17/09/2021 às 12h30

O programa Ufal e Sociedade da próxima segunda-feira (13), traz uma entrevista com a professora Neiza Fumes, docente do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) e integrante do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O episódio vai ao ar às 11h, com reprise às 17h e às 23h, e também vai ficar disponível no podcast no site da Rádio Ufal.

Neiza Fumes tem experiência na área da Educação Inclusiva e Educação Física Adaptada e pesquisa sobre a formação de professores e os desafios da inclusão de pessoas com deficiência (PCD) em diferentes contextos educativos. Após declarações do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, dizendo que estudantes com deficiência atrapalham o aprendizado dos outros colegas, a temática da Educação Inclusiva voltou ao debate na sociedade.

Na entrevista, a professora esclarece quais são os direitos educacionais da pessoa com deficiência e ressalta que segregar estes estudantes a espaços exclusivos é um prejuízo não só para a educação deles, mas para a sociedade, porque impede que todas as pessoas possam conviver e aprender com as diferenças e as diversas formas de socialização.

Neiza faz um histórico das lutas sociais e políticas para conquistar uma legislação que amplie a educação inclusiva. Ela também informa sobre o debate que acontece no Supremo Tribunal Federal acerca do Decreto 10.502/2020, publicado em outubro do ano passado pelo Ministério da Educação, com o objetivo de criar espaços específicos para estudantes com deficiência. O decreto que foi suspenso por ação judicial é considerado discriminatório e um retrocesso nos direitos das pessoas com deficiência.