Programa Ufal e Sociedade entrevista a coordenadora do Paespe, Geiza Gomes

Ela fala sobre a evolução projeto nestes quase 30 anos de apoio aos estudantes de escolas públicas
Por Lenilda Luna - jornalista
24/09/2021 08h57

O episódio do programa Ufal e Sociedade da próxima segunda-feira (27) vai abordar o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), que foi criado em 1993 pelo professor Roberaldo Souza, do Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas, como um programa de Extensão. O objetivo: ajudar os estudantes de baixa renda, oriundos das escolas públicas, nos estudos para os exames de acesso à Ufal.

Nestes quase 30 anos, o Paespe rendeu muitos frutos, tanto que a entrevistada Geiza Gomes foi estudante do Paespe e agora é a coordenadora do Programa. Ela vai falar sobre a importância do Paespe e da universidade pública na vida dela e de tantos estudantes que precisam desse apoio para o acesso e a permanência na Ufal.

Geiza relata os certificados e o reconhecimento do Paespe como uma tecnologia social, apresenta o perfil dos estudantes que fazem o programa atualmente e como, ao longo dos anos, o Paespe ampliou suas ações para além da sala de aula. Recentemente, o Paespe se integrou a mais uma campanha social relevante: o apoio para estudantes em situação de pobreza menstrual.

Até pouco tempo atrás, as dificuldades das mulheres sem renda suficiente para comprar absorventes sequer eram comentadas em público. Esse drama era vivido de forma silenciosa e isolada. Mas o assunto começou a ser debatido em algumas escolas e foi levantando a demanda por políticas públicas que garantam a essas mulheres a condição de poderem desenvolver suas atividades neste período, contando com suporte para isso.

O programa é veiculado na Rádio Ufal às 11h, com reprise às 17h e às 23h e depois fica disponível no podcast