Programa avalia impacto econômico da evacuação de bairros de Maceió

Nas cinco localidades estavam mais de 5 mil negócios que precisaram ser fechados
Por Lenilda Luna - jornalista
26/08/2021 15h48 - Atualizado em 26/08/2021 às 15h50

A edição do programa Ufal e Sociedade da segunda-feira (30) volta a abordar a questão dos cinco bairros que sofreram afundamento em consequência da mineração de sal-gema. Desta vez, a abordagem é sobre os impactos econômicos para os empreendedores. Naquela região atingida e que foi evacuada estavam negócios familiarizados com a clientela que morava nos bairros. Eram padarias, farmácias, escritórios, consultórios, uma tradicional academia de ballet, enfim, muitos empreendimentos que foram afetados com a realocação.

A professora Natallya Levino, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está coordenando um projeto de pesquisa sobre esse tema. No programa, ela informa sobre o levantamento de prejuízos, a negociação de indenizações, os parâmetros para os cálculos, as reclamações dos empreendedores.

A pesquisadora relata, ainda, as dificuldades que muitos desses empreendedores estão encontrando para reestruturar seus negócios num momento de instabilidade econômica e em plena pandemia de covid-19.

O programa Ufal e Sociedade vai ao ar na segunda-feira (30), 11h, com representantes às 17h e às 23h. Também fica disponível no podcast para ouvir, baixar e compartilhar no site da Rádio Ufal.