Projeto Pense Bem do Campus Arapiraca estreia podcast na Rádio Ufal

Programa abordará temáticas sobre AVC e TCE em episódios curtos e com informações importantes
Por Lenilda Luna - jornalista
23/08/2021 16h50 - Atualizado em 23/08/2021 às 16h51

Um novo podcast entra na programação da Rádio Ufal. Os programas curtos com orientações sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Traumatismo Cranioencefálico (TCE) estão sendo desenvolvidos por estudantes de Medicina do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Segundo a estudante Louryanne Castro, estas são duas enfermidades de alta prevalência no país. “Dois temas com causas distintas e que possuem alguns pontos em comum, como o impacto social que causam e que na maioria das vezes podem ser evitadas. Dessa forma, a educação da população para temas tão importantes é fator fundamental para a redução da incidência do AVC e TCE no Brasil”, destacou a estudante.

Diante desse cenário, o Projeto Pense Bem Arapiraca tem como principal objetivo conscientizar a população em geral sobre o AVC e o TCE, seus fatores de risco, formas de prevenção, as principais consequências e o tratamento. Inicialmente, o Pense Bem surgiu como uma proposta da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e vem sendo desenvolvido em outras instituições pelo Brasil.

No Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Projeto Pense Bem foi implantado em 2017, com os discentes de Medicina, orientados pela professora Jussara Baggio. “A princípio, as atividades foram desenvolvidas por meio de palestras ilustrativas, didáticas e lúdicas, assim como, ações específicas em datas relacionadas com o tema, em escolas e empresas públicas e privadas e nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Arapiraca”, relatou a estudante.

Com as mudanças impostas pela pandemia de covid-19, como distanciamento social, a equipe iniciou a divulgação de posts no Instagram @pensebemarapiraca. “Mas, temos acompanhado o crescimento das parcerias na Rádio Ufal e pensamos em levar informações para um público cada vez maior. Foi assim que surgiu a ideia do Podcast: Pense Bem que abordará temáticas sobre AVC e TCE com estrutura diferente, com episódios curtos e com informações muito importantes” concluiu Louryanne Castro.