Podcast do Instituto de Educação Física reflete sobre os Jogos de Tokyo

O evento realizado em plena pandemia e a polêmica sobre as roupas das atletas reacende o debate sobre os esporte como mercadoria
Por Lenilda Luna - jornalista
12/08/2021 11h31 - Atualizado em 12/08/2021 às 11h37

Os novos episódios de Fatos do IEFE, podcast produzido pelo Instituto de Educação Física e Esporte da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), trazem reflexões sobre as Olimpíadas de Tokyo.

Os jogos que deveriam ter sido realizados em 2020, foram adiados para este ano por conta da pandemia de Covid-19, no período de 23 de julho a 8 de agosto, reunindo mais de 11 mil atletas, além das equipes técnicas e trabalhadores da Vila Olímpica.

Apesar de todos os cuidados para evitar contaminações, houve questionamentos sobre realizar o evento nestas condições. Por que o interesse em realizar os Jogos Olímpicos em plena pandemia de Covid-19? Essa é a reflexão do professor Lino Castellani Filho, da Unicamp.

Outra polêmica é sobre as roupas das atletas mulheres. Por que elas não são consultadas sobre que indumentárias devem usar e precisam aderir aos uniformes mesmo se sentido desconfortáveis, submetidas a multas caso se recusem?

Esta reflexão está no episódio de Fatos do IEFE, apresentado pelo professor Silvan Menezes (Ufal), com análise da professora Ileana Wenetz, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Ouça e compartilhe.