Ufal promove 3º Encontro Cultura e Instituições Públicas de Ensino Superior

Desta vez, o foco do debate serão as artes da cena
Por Carol Almeida e Nicolle Freire – produtoras culturais
23/07/2021 16h05 - Atualizado em 27/07/2021 às 10h42

Dando continuidade às comemorações dos 60 anos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio de sua Coordenação de Assuntos Culturais (CAC), promove, no dia 3 de agosto, a partir das 14h, a 3ª edição do Encontro Cultura e Instituições Públicas de Ensino Superior. Desta vez o evento tem o tema Corpos e(m) Movimento: As Artes da Cena e as Políticas Culturais nas IPES foi escolhido para debater a importância das ações e atividades relacionadas às artes cênicas e aos movimentos do corpo.

O encontro tem como objetivo debater o papel da cultura e sua relação com as Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), colocando em cena a importância de sua institucionalização para o desenvolvimento social. A atividade, que conta com mesas-redondas, debates e exibição de vídeos, também visa promover uma reflexão ampla sobre o papel das artes cênicas nas políticas culturais das Ipes, num contexto nacional, articulada com as demandas locais dos projetos da Ufal.

Participam do Encontro debatedores da Ufal e de outras instituições de Ensino Superior do Brasil, que se reúnem em diversos projetos e ações culturais. O que se pretende é proporcionar uma discussão sobre demandas locais, no sentido de debater a importância das ações das artes cênicas de maneira articulada e estruturada, por meio de políticas culturais.

Assim como nas edições anteriores, o evento será realizado de forma on-line, gratuita e aberta a toda comunidade acadêmica e à sociedade em geral. A transmissão será feita por meio dos canais Ufal Oficial e Proex/Ufal, no YouTube.

Serviço

O quê: 3º Encontro Cultura e Instituições Públicas de Ensino Superior
Data: 3 de agosto (terça-feira)
Horário: a partir das 14h
Realização: CAC/Proex/Ufal

PROGRAMAÇÃO

14h - Abertura e informes

14h15 - Mesa de abertura - Grupos Universitários em Cena: desenvolvimento de projetos alinhados às políticas culturais nas Ipes

Convidados: professor Leandro Pansonato Cazula, do Projeto Iurupari, Grupo de Teatro da Ufopa; Zé Olegário Neto e Gabi Polizzelli, do Projeto Circo da Barra, da Unesp

Mediação: Marcelo Gianini (Ufal)

14h45- Debate

15h - Mesa 1 - Projetos e ações nas Artes da Cena na Ufal: a concepção de política cultural e atividades dos cursos

Convidados: Marcelo Gianini, coordenador de extensão do curso de licenciatura em Teatro (Ufal); Joyce de Matos Barbosa, professora titular do curso de licenciatura em Dança (Ufal); Reginaldo dos Santos Oliveira, coordenador do curso de Artes Dramáticas da escola Técnica de Artes (Ufal).

Mediação: Jeamerson dos Santos (ETA/Ufal)

15h45 - Debate



16h - Mesa 2 - Grupos da Ufal e suas decorrências: possibilidades de atuação nas Ipes

Convidados: Telma César, coordenadora do Corpo Cênico – Teatro, equipamento cultural (Ufal); Noemi Loureiro, coordenadora do Corpo Cênico - Dança (Ufal); Gustavo Manoel da Silva Gomes, coordenador do Grupo Abí Axé Egbé, equipamento cultural (Ufal); Ellen Cirilo dos Santos, historiadora e integrante do Grupo Abí Axé Egbé (Ufal).

Mediação: Ivanildo Piccoli (Ufal)

17h - Debate

17h15 - Exibição vídeos-espetáculos / documentários do Corpo Cênico Dança, Corpo Cênico Teatro e Grupo Abí Axé Egbé