Sequenciamento do coronavírus é um dos destaques do Univerciência

Programa estará disponível na segunda (19), no canal Ufal Oficial no Youtube
Por Ascom Ufal com TVE BA e TV Uesb
16/07/2021 17h06

O novo episódio do Univerciência vai mostrar uma pesquisa sobre o sequenciamento genômico do coronavírus e o desenvolvimento de método mais apurado de identificação do cio da vaca, por meio da medição do consumo de alimento. O programa destaca ainda um projeto de combate aos efeitos das manchas de óleo no Nordeste e o desenvolvimento de sistemas inteligentes de monitoramento de dutos de transporte de gás. Tudo isso você pode acompanhar na segunda-feira (19) pelo canal Ufal Oficial no Youtube.

O coronavírus mudou a vida das pessoas nos últimos tempos. De lá pra cá, muitos são os esforços dos cientistas para entender o que é o vírus, como ele se comporta e como combater a pandemia. Após mais de um ano, os registros de reinfecção levaram cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a estudar o sequenciamento genômico do vírus. O monitoramento de variantes do SARS-CoV-2 representa uma estratégia necessária para as medidas de vigilância epidemiológica e tratamento da doença.

Outro destaque do programa é a reportagem com um cientista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) que desenvolveu, junto com parceiros da Embrapa Gado de Leite, a Universidade de Wisconsin-Madison (Wisc), nos Estados Unidos, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma pesquisa que consegue identificar, de forma antecipada, o cio da vaca. O estudo é uma evolução na questão, uma vez que entre as diferentes técnicas utilizadas nesse processo, a mais tradicional é a observação visual, passível de falha, podendo comprometer a eficiência reprodutiva e contribuir para altas taxas de descarte de vacas e novilhas. A partir do conhecimento de que o cio causa redução no consumo e comportamento alimentar, o estudo mostrou que, antes de entrar no cio, as vacas consomem entre 25% e 35% menos água e alimentos.

O programa traz também reportagem com dois ex-alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) que criaram o Bioação Garapuá, para combater os danos causados pela presença de resíduos químicos provenientes da tragédia ambiental que manchou de óleo o litoral dos nove estados do Nordeste e dois do Sudeste (Rio de Janeiro e Espírito Santo). Eles se uniram a um time de cientistas do Instituto de Geociências e da Escola Politécnica da UFBA, do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e da Associação de Moradores do local, com apoio do Fundo Socioambiental Casa. O projeto busca reflorestar os manguezais por meio da fitorremediação, processo no qual plantas nativas da região são introduzidas no ambiente para acelerar o processo de degradação de resíduos químicos.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), os cientistas trabalham no desenvolvimento de um sistema sensorial óptico para o monitoramento de dutos de transporte de gás natural. Os sistemas ópticos são compostos por sensores de fibra ótica, com diâmetro próximo ao de um fio de cabelo, que são imunes a interferências de campos eletromagnéticos, podendo ser empregados para aplicações de longa distância. Por meio de um edital lançado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o grupo teve a oportunidade de adaptar o sistema baseado em sensores óticos para a manutenção de uma rede de 200 km de gasodutos da companhia de gás do estado. 

Tudo isso você confere também pelo canal da TVE Bahia on-line aos sábados, às 14h30, e em horários alternativos às segundas-feiras, às 20h, e às quartas-feiras, às 7h30. O programa também é exibido em diversas emissoras parceiras do projeto, que juntas alcançam cerca de 40 milhões de pessoas em 10 estados brasileiros, e será disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades  

O Univerciência

O Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O Univerciência tem a participação de instituições de todos os nove Estados do Nordeste, com produção de conteúdo. Dentre elas: a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A Ufal é parceira, mas ainda sem produção de conteúdo.

Se quiser conhecer o que essas universidades estão produzindo em termos de pesquisa científica, então, acessa o canal Ufal Oficial no Youtube. Toda segunda-feira tem programa novo.