MTB promove live com artesã Sil da Capela e galerista do Rio de Janeiro

Protagonismo feminino será discutido na conversa, mediada pela museóloga Hildênia Oliveira
Por Jacqueline Batista – jornalista Ascom MTB
13/07/2021 12h49 - Atualizado em 13/07/2021 às 12h51

O Museu Théo Brandão (MTB) vai retomar o bate-papo mensal, agora, na modalidade a distância. Na quinta (15), às 19h, terá início a primeira live do “Munguzá Virtual”, com o tema O protagonismo feminino na arte popular e participação da artista Sil da Capela e de Ana Maria Chindler, da Galeria Pé de Boi, localizada no Rio de Janeiro.

A mediação será realizada pela museóloga Hildênia Oliveira. Você pode assistir a live no canal do Youtube do Museu Théo Brandão. Ela explica que a live vai discutir a atuação feminina na arte popular, incluindo artistas e quem comercializa.

Há alguns anos a participação das mulheres na arte popular era muito pequena. Era maior com as rendas, que é um fazer predominantemente feminino, mas essa inserção das mulheres como artista e marchand é recente e ainda é muito pequena. A nossa intenção é entender, perceber a diferença da participação da mulher nesse campo da arte popular e quais são as contribuições importantes desse olhar feminino, desse olhar mais atento das mulheres”, disse Hildênia.

A arte do barro

Sil da Capela, cujo nome de batismo é Maria Luciene da Silva Siqueira, é uma ceramista alagoana que ganhou destaque no Brasil e no exterior com a arte tirada do barro e feita pelas mãos que, antes, trabalhavam na lavoura de cana-de-açúcar. Aos 20 anos, a artista fez uma oficina do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conheceu o trabalho de João das Alagoas.

Hoje, o trabalho de Sil ultrapassou fronteiras e entrou para uma seleta categoria, sendo unanimidade entre marchands, galeristas e colecionadores do Brasil, além de países da Europa, Estados Unidos, México e outros.

A obra de Sil também chamou a atenção da mídia nacional e seu trabalho foi capa de revistas especializadas em decoração, a exemplo da Casa Cláudia e Duo Casa. O trabalho da artista também apareceu em alguns capítulos de uma novela global, em que João e Sil fizeram uma participação no último capítulo da trama. A artista foi uma das personagens da série Mulheres Fantásticas, produzida pelo Fantástico para contar o enredo de mulheres que conquistaram seu espaço e mudaram a história.

Pé de Boi

Criada em 1985, no Rio de Janeiro, a Galeria Pé de Boi é especializada em arte popular brasileira. Desde o início, a galeria tem divulgado em exposições centenas de artistas e peças de todos os cantos do Brasil. Ana Maria Chindler, proprietária do espaço, percorre o país pesquisando a arte populare, a partir desse trabalho, realiza as exposições com diversos artistas brasileiros, incluindo peçasda Ilha do Ferro.

O Munguzá Virtual surgiu a partir do tradicional Munguzá Cultural, evento mensalpromovido pelo MTB, com um bate-papo sobre assuntos variados. Na ocasião, um munguzá era servido aos participantes. Por causa da pandemia, o evento teve uma adaptação para a versão virtual. Esse será o início de uma série de lives com participação de personalidades da área cultural alagoana e brasileira.