Programa Ufal e Sociedade entrevista a professora Mércia Pimentel

Ela avalia o projeto Memoráveis Alagoas e fala sobre a continuidade das atividades
Por Lenilda Luna - jornalista
25/06/2021 13h48 - Atualizado em 25/06/2021 às 14h32

A professora Mércia Pimentel é a convidada do programa Ufal e Sociedade desta segunda-feira (28), que vai ao ar às 11h, com reprise às 17h, na Rádio Ufal, para falar sobre o projeto de Extensão Memoráveis Alagoas, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que vem colaborando com a plataforma Inumeráveis desde maio do ano passado.

Quando resolveu aderir ao projeto Inumeráveis, criado pelo artista e poeta Edson Pavoni, a professora Mércia Pimentel acreditava que seria por um ano, colaborando para contar as histórias das vítimas da pandemia Covid-19. Mas ainda não estamos vislumbrando o final dessa crise de saúde planetária, com gravidade maior aqui no Brasil.

Ela relembra os objetivos do projeto, como surgiu essa iniciativa em nível nacional e aqui no estado, e relata que é fundamental destacar as histórias por trás desses números, ainda mais agora que ultrapassamos a trágica marca de 500 mil mortes no país e mais de 5 mil em Alagoas, pela Covid 19.

Como traduzir números que já são por si só tão dramáticos, em rostos, histórias, pessoas, relações afetivas relacionadas a cada uma dessas mortes? Os integrantes da equipe tiveram que estabelecer a abordagem feita aos familiares das vítimas, num momento sensível, de luto.

Mas, pelas respostas, é possível perceber que esse relato sensível é necessário e tem contribuído para atenuar a dor de muitas pessoas. Durante a entrevista, a professora Mércia Pimentel lê alguns depoimentos bastante emocionantes de familiares das vítimas da pandemia.

O projeto Memoráveis Alagoas: As pessoas, suas Histórias e as Memórias,

foi renovado por mais um ano. A professora Mércia Pimentel indica como entrar em contato e colaborar com a iniciativa.

Ouça e compartilhe na Rádio Ufal.