Programa Ufal e Sociedade destaca as políticas inclusivas na Ufal

Nosso entrevistado é o professor Amauri Barros, pró-reitor de Graduação
Por Lenilda Luna - jornalista
11/06/2021 12h58

A edição de segunda-feira (14), do programa Ufal e Sociedade, que vai ao ar na Rádio Ufal, às 11h, com reprise às 17h e às 23h, vai tratar das políticas afirmativas implantadas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desde 2003, e que passam por constantes reformulações para democratizar o acesso e a permanência na Universidade de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e pessoas com deficiência (PcD). A Ufal foi pioneira na aprovação destas ações, antes mesmo da Lei nº 12.711/2012, que estabeleceu as cotas no Ensino Superior.

O entrevistado é o professor Amauri Barros, pró-reitor de Graduação, que detalha o processo para a implementação dessas ações e como a Ufal se tornou referência nas políticas para garantir a acessibilidade no ensino superior, com recortes de etnia, gênero e pessoas com deficiência. O pró-reitor destaca que essas resoluções foram elaboradas por muitas pessoas ao longo do tempo, sempre com a participação dos movimentos sociais organizados.

Também foi necessário aperfeiçoar as normativas para evitar fraudes, que foram denunciadas nas regras das cotas e levaram à implantação das Bancas de Heteroidentificação, com a produção de pareceres por equipe especializada para a confirmação do processo seletivo. “Com o tempo, vamos corrigindo as brechas que levam a distorções. As regras devem garantir a inclusão de quem realmente sofre processos desiguais na nossa sociedade”, relatou Amauri Barros.

Amauri destaca esse trabalho criterioso para a melhoria das Ações Afirmativas, que envolve toda a Universidade. São políticas voltadas para a reparação de desigualdades históricas, com o objetivo de corrigir desigualdades. São, portanto, um direito, que deve ser defendido e aperfeiçoado. Para saber mais, ouça, compartilhe e divulgue o programa Ufal e Sociedade.

O programa Ufal e Sociedade vai ao ar na Rádio Ufal às segunda-feiras, às 11h, com reprise às 17h e às 23h. Sintonize, ou melhor, clique no link da Rádio Ufal na próxima segunda-feira e confira essa entrevista. Divulgue e compartilhe também o podcast do programa no site da Rádio Ufal.