Minutos de Saúde traz informações sobre doenças infecciosas

O recado do primeiro episódio é: vacine-se!
Por Lenilda Luna - jornalista
11/06/2021 17h42 - Atualizado em 11/06/2021 às 20h31

Está cada vez mais diversificada a programação da Rádio Ufal. Além da programação musical de clássicos e novidades da música popular brasileira, sob o comando do Edilberto Sandes (Brother), temos as participações de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que estão alimentando o podcast com muita informação educativa em várias áreas do conhecimento.

A novidade da semana é o Minutos de Saúde, um programa em áudio de curta duração, no máximo três minutos, mas com informações importantes sobre como prevenir as doenças infecciosas. A produção é dos estudantes Felipe Mafra e Márcio Lima, da Liga Acadêmica de Medicina Tropical e Infectologia (Lamtropi) da Ufal, com a tutoria de Fernando Maia, professor auxiliar de Infectologia da Famed, além de coordenador e preceptor do estágio obrigatório de Medicina.

Os estudantes começaram a pensar no programa no início do ano, já que a pandemia de covid-19 está exigindo muitas informações sobre cuidados preventivos. “A proposta é expandir as informações relacionadas à infectologia em nossa sociedade, assim como promover o nome da nossa liga, a Lamtropi”, declarou o acadêmico de Medicina, Márcio Lima.

No primeiro episódio, o médico infectologista Fernando Maia fala sobre as vacinas disponíveis no Brasil para a imunização contra a covid-19. O professor detalha como são produzidas, os critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovar as vacinas e a importância da vacinação para ganhar imunidade contra essa grave doença. Ouça aqui e compartilhe!