HU realiza semana de comemoração pelo Dia do Doador de Sangue

Estoques do Banco estão abaixo do limite seguro, expectativa é que festividade incentive doações
Por Jacqueline Freire - jornalista
11/06/2021 11h48

Na próxima semana o Hospital Universitário lembra o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, comemorado na segunda-feira, 14 de junho. Com os estoques baixos e em algumas tipagens sanguíneas quase zeradas, o Banco de Sangue espera que a semana de comemorações incentive as doações.

Assim, de 14 a 18 de junho, o Banco de Sangue entra em clima junino, realizando atendimento aos doadores, distribuição de comidas típicas e sorteio de brindes. O hall de entrada do hospital também foi todo ornamentado para a data e também haverá panfletagem durante toda a semana nas clínicas para sensibilização.

Segundo a enfermeira do Banco de Sangue Ingrid Galvão, a preocupação com a quantidade de doações é grande, pois estoques muito baixos colocam as vidas em risco. “Estamos ligando para os doadores para que venham doar. O estoque encontra-se no limite, precisamos principalmente de sangue do tipo O negativo, que essa semana zerou”, afirma.

Para doar basta dirigir-se ao Banco de Sangue, nos horários de funcionamento da Unidade Transfusional, de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h e na sexta das 7h30 ao meio dia. Mais informações pelos telefones (82) 3202-5476 ou 3202-3743.

Quem pode doar

Para ser doador é necessário estar com boa saúde, sem sintomas da covid-19, por pelo menos 14 dias e ser preferencialmente fora do grupo de risco (acima dos 60 anos ou com doenças crônicas). É necessário apresentar documento com foto válido, emitido por órgão oficial e ter peso acima de 50kg.