Projeto de extensão produz podcast em homenagem à Faculdade de Direito de Alagoas

O objetivo é celebrar os 90 anos da FDA e divulgar as ações realizadas pela Unidade Acadêmica
Por Lenilda Luna - jornalista
25/05/2021 16h05

Com as dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, a comunidade acadêmica está criando novas formas de comunicação das ações desenvolvidas na Universidade Federal de Alagoas. Neste período, as tecnologias contribuem para manter a coesão e os debates. Pensando nisso, os estudantes do Programa de Extensão Continuada 1 resolveram criar o podcast Pelos Ouvidos da FDA.

O grupo é orientado pela professora Juliana Dantas e composto pelos estudantes do primeiro período: Kalênia Alves, Layla Mendonça, Mariana Miranda, Maria Morgana Beltrão e Victor Correia. ”Nosso objetivo é a democratização do conhecimento acerca do corpo docente e técnico nos anos de 2011 a 2021, por meio das plataformas de streaming e site”, comunicaram os estudantes.

Nos episódios, os alunos realizam entrevistas enfocando a experiência individual e geral dos integrantes da Unidade Acadêmica. “Pode-se dizer que tem sido bastante desafiadora, especialmente pelas dificuldades que o ensino remoto, necessário em período pandêmico, apresenta, já que os participantes não se conhecem pessoalmente, o que dificultou, de forma inicial, a criação de um vínculo”, relataram.

Além de ter que superar as dificuldades em lidar com as técnicas de produção e edição do podcast, os estudantes tiveram que superar a timidez para exercer o papel de comunicadores. Apesar dessas complexidades, a vivência é enriquecedora, sobretudo pelo aprofundamento acerca da história da última década dos 90 anos da FDA, aprendemos muito e conhecemos melhor nossos professores”, relatou Mariana Miranda.

O grupo, como um todo, visualiza o podcast Pelos Ouvidos da FDA como uma importante oportunidade de vivenciar um projeto de extensão logo no primeiro período da jornada acadêmica. “O projeto é encarado como um meio da sociedade ter acesso a debates acadêmicos sem necessitar ir presencialmente até a Universidade”, finalizou Mariana Miranda.

Os episódios começaram a ser postados no dia 30 de abril em várias plataformas de streaming que podem ser acessadas nesse link e, agora, passam a integrar também a programação da Rádio Ufal.