Programa Ufal e Sociedade entrevista Jorge Luiz Lopes, diretor do MHN

Ele destacou os 31 anos do Museu de História Natural (MHN), com relevantes serviços à população alagoana
Por Lenilda Luna - jornalista
28/05/2021 15h01

Nesta segunda-feira (31), às 11h, com reprise às 17h e às 23h, o programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, celebra os 31 anos do Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O entrevistado é o professor Jorge Luiz Lopes, diretor do Museu.

O MHN foi fundado em 7 de maio de 1990, como equipamento da Universidade, prestando relevantes serviços em ensino, pesquisa e extensão. Na entrevista, o professor Jorge Luiz conta vários episódios dessa trajetória tão produtiva e sempre em contato com as escolas da rede pública e particular de Alagoas.

O diretor destaca como as visitas ao MHN para conhecer as várias coleções de animais, plantas e insetos, contribui para a conscientização sobre a necessidade de proteger a nossa biodiversidade. “É preciso conhecer para amar. E esse é o objetivo das visitas de crianças e adolescentes: despertar essa paixão em defender o nosso meio ambiente”, ressaltou Jorge Luiz.

Jorge Luiz narra também as atividades culturais do MHN. Quem não lembra das noites do mal-assombro no dia 31 de outubro, ou das festas juninas no pátio do Museu ou dos fins de semana no Museu? Pois é, por enquanto, estão suspensas em função da pandemia da covid-19, mas, em breve, com a vacinação e os cuidados sanitários, poderemos ter de volta esses momentos de cultura e lazer.

Ao final da entrevista, o professor Jorge Luiz Lopes dá um recado muito importante: é preciso valorizar a pesquisa científica realizada nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). A sociedade toda se beneficia do conhecimento produzido nessas instituições públicas, com o principal interesse de garantir qualidade de vida para todas as pessoas.

Sintonize, ou melhor, clique no link da Rádio Ufal na próxima segunda-feira e confira essa entrevista. Divulgue e compartilhe também o podcast do programa no site da Rádio Ufal.