Ufal premia 160 trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica com Excelência Acadêmica

Evento de premiação será transmitido ao vivo nesta quarta (10), às 17h, no canal Youtube.com/ufaloficial
Por Manuella Soares - jornalista
09/03/2021 14h27 - Atualizado em 09/03/2021 às 15h53

Como parte da programação em alusão aos 60 anos da Ufal, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) vai transmitir ao vivo a premiação dos trabalhos dos programas de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação Tecnológica (Pibit). O evento vai ser realizado nesta quarta-feira (10), no canal oficial da Ufal no Youtube, a partir das 17h.

A solenidade será aberta pelo reitor Joseado Tonholo e terá participação da professora Maria Domingues Vargas, da Universidade Federal Fluminense (UFF), convidada para a palestra intitulada Desigualdade de gênero na ciência: Como mudar?.

Foram selecionados 160 dos projetos apresentados no 30º Congresso Acadêmico de Iniciação Científica (Caic) e 13º de Iniciação Tecnológica (Cait) para receber o certificado de Excelência Acadêmica. As atividades foram realizadas virtualmente, pela primeira vez, nos meses de dezembro e fevereiro, onde aproximadamente 1.300 estudantes do Pibic e 104 do Pibiti mostraram os resultados dos trabalhos aplicados no ciclo 2019-2020.

Devido a esta modalidade, todos foram apresentados por meio de vídeos previamente gravados pelos estudantes e transmitidos em salas virtuais do Google Meet ou outras plataformas. A comissão avaliadora emitiu os pareceres e a Coordenação de Pesquisa (CP/Propep) já está liberando os certificados dos apresentadores no sistema Pibic.

“Cada unidade acadêmica organizou sua programação de forma virtual e convidou avaliadores externos (ad hoc). Dessa forma, foram apresentados os trabalhos e selecionados os dois melhores por curso para receberam a premiação. Algumas unidades realizaram palestras e mesas redondas. A frequência dos orientadores e alunos nas sessões de apresentação e demais atividades foi bastante expressiva, superando por vezes o observado em formato presencial, algo recorrentemente elogiado pelos avaliadores externos”, explica a coordenadora de Pesquisa da Ufal, Magna Suzana.

De acordo com Magna, a experiência superou as expectativas e o resultado dos trabalhos, com excelência acadêmica, refletem a capacidade de adaptação dos alunos e o esforço dos orientadores em garantir a qualidade das ações.

“O nosso maior temor era que as pesquisas fossem prejudicadas a ponto de comprometer e impedirmos de alcançar os objetivos do programa frente aos órgãos de fomento, como a Fapeal e o CNPq, o que implicaria em perdas de cotas de bolsas na próxima avaliação. Mas, a atuação participativa e voluntária dos representantes do Comitê Assessor interno foi determinante para o nosso exitoso evento. O mais importante é poder agora, reconhecer, por meio desta premiação de mérito científico, o esforço e a dedicação de estudantes e professores que puderam continuar fazendo ciência em um período pandêmico e cujos relatórios finais se destacaram pela relevância e qualidade”, destacou, lembrando também que os estudantes poderão ser indicados ao Prêmio Destaque de Iniciação Científica do CNPq, que acontece anualmente em nível nacional.

A equipe da Coordenação de Pesquisa enalteceu, ainda, a participação de todos os estudantes e orientadores pela motivação em fazer ciência diante de situações adversas. Os premiados com a Excelência Acadêmica, que obtiveram nota máxima na apresentação do trabalho, são indicados para reapresentar os resultados da pesquisa na 72ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso a Ciência (SBPC), que ocorrerá no formato virtual, no mês de julho, caso tenham interesse.

Para assistir a premiação ao vivo, basta clicar aqui.

Sobre a palestrante

A PhD em Química pela Universidade de Cambridge, Maria Domingues, foi professora na Unicamp por 15 anos e então, professora Titular da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Química Inorgânica, até 2019. Atualmente é professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Química da UFF. É membro da Academia Brasileira de Ciências, representante de júris científicos de prêmios internacionais e foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico no grau Comendador e Grã Cruz. Vargas dedica trabalhos para a divulgação da ética na pesquisa e faz parte do Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência da UFF. Foi coordenadora da Pesquisa na Proppi-UFF , coordenadora da área de Química da Faperj e membro do Comitê Assessor de Química do CNPq em duas ocasiões e do Comitê Assessor da Capes na área de Química.